Agronegócio

02/04/2017 20:02 Hypennes

ONU desmente mito de que pesticidas são necessários para alimentar população mundial

Você já deve ter ouvido aquela história de que os pesticidas são necessários para que a indústria alimentar produza alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda a população mundial. Mas… e se isso não fosse completamente verdade? É o que sugere um novo relatório apresentado pela ONU.

O documento foi apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, na última quarta-feira, 8. Nele, são detalhados os impactos que o uso de agrotóxicos têm no meio ambiente e na saúde humana. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura,  a produção de alimentos atual no mundo poderia alimentar 9 bilhões de pessoas, esbarrando apenas em problemas de distribuição e desigualdade.

Tractor spraying field at spring,aerial view

Foto: iStock by Getty Images / Foto destaque: Skeeze

O relatório ainda classifica como “negação sistemática de danos” e “táticas de marketing agressivas e antiéticas” a postura das fabricantes de pesticidas no mundo. Eles sugerem a criação de um processo de transição mundial para métodos mais seguros de produção de alimentos.

Estima-se que 200 mil mortes todos os anos sejam resultantes do envenenamento por pesticidas. Além disso, o relatório indica que a exposição aos agrotóxicos está associada ao desenvolvimento de câncer, doenças de Alzheimer e Parkinson, distúrbios hormonais, distúrbios do desenvolvimento e esterilidade.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo