Agronegócio

27/07/2017 08:44 Portal do Agronegócio

SOJA: Mapa publica novo zoneamento para a safra 2017/18

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 16, que define o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a Cultura da Soja (Zarc) referente à safra 2017/18

Entre as novidades, está a segmentação dos riscos climáticos em níveis de 20, 30 e 40%, conforme sistemática adotada anteriormente para o milho segunda safra e trigo. A data de plantio também foi antecipada em municípios do Paraná para 11 de setembro.

“Essa medida contempla pleito de várias cooperativas paranaenses e proporcionará mais tranquilidade ao planejamento do plantio das lavouras ”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

 

Debate -

Os estudos de zoneamento foram objeto do debate técnico entre cooperativas, agricultores, Mapa e Embrapa, em reuniões realizadas em Curitiba e em Londrina.

“Nossas cooperativas tiveram uma importante participação neste trabalho, subsidiando as decisões do Mapa e da Embrapa com o conhecimento específico sobre as regiões”, afirma o analista técnico da Ocepar, Gilson Martins.

 

Análise técnica -

A Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec) fez uma análise da portaria que traz o novo zoneamento para a soja.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo