Agronegócio

06/10/2017 10:10 Portal do Agronegócio

Faturamento da bovinocultura em MT fica acima da média de 2016

Enquanto no último ano os negócios gerados com a comercialização da proteína animal movimentaram cerca de US$ 74,280 milhões por mês, este ano o patamar médio alcança U$S 86,980 milhões.

O comparativo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica crescimento de 17% no retorno financeiro obtido com a comercialização da carne bovina. De janeiro a agosto, já foram movimentados US$ 695,810 milhões com os embarques 210,030 mil toneladas equivalente carca- ça (TEC) de carne in natura para o mercado externo.

 

Em volume físico, a média mensal de exportação está em 26,250 mil TEC este ano, ante 23 mil/ TEC/mês em 2016.

De um ano para o outro, o crescimento mensal é de 14,11%, aponta o Imea. Com o crescimento das vendas externas, o aproveitamento da capacidade instalada das indústrias frigoríficas saltou de uma média de 43,4% em janeiro deste ano para 57% em agosto.

 

Na tentativa de ampliar o mercado para os produtos brasileiros, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) embarcou nessa segunda-feira para a Rússia. Ele chefia missão brasileira que visitará também a Alemanha. “Vou participar de uma das maiores feiras agropecuárias da Rússia, (que é) um dos principais parceiros do agro brasileiro. Também vamos tratar de ampliar as plantas frigoríficas a exportar”, avisou o ministro.

 

Hoje, Maggi se reúne com o ministro da Agricultura russo, Alexander Tkatchev, em Moscou, para tratar de temas de interesse dos dois países. A agenda prevê para amanhã a participação na abertura oficial da Feira Agroindustrial Outono Dourado 2017 e no Fórum de Agronegócios.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo