Agronegócio

27/10/2017 16:47 G1

Estudante é premiada por projeto sobre reaproveitamento de água em MT

Desde o início do curso técnico em agropecuária, a estudante Franciele Cristina Malaquias, de 31 anos, decidiu que desenvolveria um projeto que fizesse diferença no cotidiano de produtores da agricultura familiar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde mora. Usando caixas d'água, ela criou uma forma simples e barata para produzir hortaliças e lambaris.

Com o projeto de psicultura e hidroponia sustentável, a estudante do curso técnico de agronomia foi premiada durante a 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre terça-feira (24) e quinta-feira (26), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os alunos e os professores ganharam smartphones e óculos de realidade virtual em 3D.

“Escolhi o lambari, porque, aproximadamente, de quatro em quatro meses de produção, ele já pode ser utilizado, tanto para consumo quanto para a venda”, explicou.

O sistema funciona a partir de tanques construídos em caixas d'água de mil litros e filtros, que a estudante construiu com cacos de tijolo e pedra brita.

“A água do tanque dos peixes passa pelo filtro e vai para a hidroponia, onde o produtor pode cultivar rúcula, agrião e alface, por exemplo. Depois, ela passa por outro filtro e o sistema recomeça”, contou.

 
Ela fez demonstração do projeto em feira de ciência e tecnologia realizada em Cuiabá (Foto: Bruna Barbosa/ G1)

Ela fez demonstração do projeto em feira de ciência e tecnologia realizada em Cuiabá (Foto: Bruna Barbosa/ G1)

A água do tanque precisa ser trocada de quatro em quatro meses, mesmo tempo de desenvolvimento da espécie de peixe. De acordo com a estudante, é uma forma sustentável e acessível para criação peixeis.

“Pode ser feito até mesmo no quintal de casa, pois ocupa pouco espaço. Como pretendo trabalhar com agricultura famíliar, busquei algo que coubesse no bolso do pequeno produtor”, disse.

O sistema de psicultura pode ser construído com até seis caixas d'água. Francieli contou que construiu um no quintal de sua casa, usando apenas um tanque e gastou R$ 600 para começar a sua própria produção.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo