Agronegócio

22/01/2018 14:37 G1

MT registra 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária, diz consórcio

Mato Grosso registrou 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária em seis municípios do estado. As informações são do Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença.

Os casos foram detectados entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano.

Tangará da Serra, município a 242 km de Cuiabá, registrou o maior número de casos. Ao todo, sete municípios tiveram ocorrências no período analisado. São eles: Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Diamantino.

De acordo com o consórcio, o fenômeno as chuvas ocorridas em agosto do ano passado deram nova sobrevida a plantas e propiciaram condições para novos ciclos do fungo.

A situação é considerada "preocupante face à proximidade do plantio da nova safra e da redução de eficiência de muitos fungicidas, incluindo fungicidas do grupo das carboxamidas".

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo