Brasil

06/06/2018 16:56 GLOBO Esporte

Mais internacional que nunca, Irã começa a treinar na Rússia para Copa

Primeira seleção a desembarcar na Rússia para a Copa do Mundo, o Irã treinou nesta quarta-feira no CT do Lokomotiv, em Moscou. E, pela primeira vez em uma participação nos Mundiais, a equipe persa entrará no torneio com mais atletas que atuam no exterior do que no próprio país: a lista do português Carlos Queiroz tem 39% de jogadores de clubes iranianos, contra 61% de 2014, 70% de 2006, 86% de 1998 e 100% de 1978.

Esse é um processo que mostra a evolução do futebol do Irã. Independentemente dos interesses da preparação do time, o fundamental é melhorar o futebol do irã, levar os jogadores a atuarem no futebol internacional como qualquer outros jogadores do mundo – disse o treinador.

Dos 23 convocados por Queiroz, 12 atuam na Europa – há quatro anos, no Brasil, e em 2006, na Alemanha, foram seis. Há ainda dois que jogam no Catar. Na primeira Copa sob o comando do português, o Irã terminou o Mundial de 2014 em último lugar do Grupo F com apenas um ponto, atrás de Argentina (nove), Nigéria (quatro) e Bósnia (três). Agora, os rivais serão Espanha, Portugal e Marrocos no Grupo B. O treinador comemora o fato de ter mais opções de atletas no exterior, mas lembra que a preparação acaba sendo prejudicada por ter menos tempo para reuni-los.

- É um cobertor curto. Ganhamos por um lado, mas perdemos por outro. A seleção que esteve no Brasil tinha poucos jogadores na Europa, nos beneficiamos de uma preparação mais profunda, mas cuidada. Agora, temos mais jogadores na Europa e a preparação não foi a mesma, igual a todas às outras seleções.

 

A estreia do Irã na Copa será contra os marroquinos dia 15, em São Petersburgo. Cinco dias depois, o time de Queiroz enfrenta o a Espanha em Kazan. Por fim, o técnico reencontra Portugal no dia 25, em Saransk. Para o técnico, os três são os favoritos para garantirem vagas nas oitavas.

- Há uma diferente entre os três favoritos e nós. Nós viemos aqui por dois resultados: ganhamos ou aprendemos. Eles têm três resultados: ganhar, empatar ou perder. Nossa posição é sempre uma posição vencedora aqui.

Na próxima sexta, a seleção do Irã fará o último amistoso antes da Copa contra a Lituânia, em Moscou, com portões fechados para o público e imprensa.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo