Cidades

16/05/2017 14:58

Advogado de Brasília vai acompanhar depoimento de Silval

Na próxima quinta-feira (18), quando estiver frente a frente com a juíza Selma Rosane Santos Arruda, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) já estará acompanhado de seu novo advogado. Trata-se de Délio Lins e Silva, jurista que trabalha em Brasília e já atuou em importantes processos, inclusive em ações derivadas do Mensalão e da Operação Lava Jato. 

O político será interrogado pela primeira vez desde que mudou sua estratégia de defesa e afirmou que irá confessar fatos pontuais nos processos em que tenha, de fato, cometido atos ilícitos.

O advogado assume a defesa de Silval, preso desde setembro de 2015 e apontado como chefe de uma suposta organização criminosa que praticou diversos atos de corrupção, no lugar de Válber Melo, Ulisses Rabaneda, Francisco Faiad, Artur Osti e Renan Serra, que renunciaram ao caso por discordarem da estratégia agora adotada por Silval.

A reportagem apurou que o novo advogado está assumindo gradativamente as ações respondidas por Silval. Ele virá a Cuiabá nesta semana para se inteirar dos processos e tratar com o peemedebista de seu interrogatório. Ele já havia atuado em recursos específicos, formulados em nome de Silval nas instâncias superiores e, agora, passa a responder pela defesa do ex-governador também na 1ª instância.

A mudança na estratégia de defesa de Silval ocorreu em meio a informações que davam conta de um possível acordo de colaboração com a Justiça, negado pelo político. No entanto, o novo advogado de Silval já possui experiência em acordos com o Ministério Público, tendo atuado no acordo do ex-chefe de gabinete do senador cassado, Delcídio do Amaral (MS), envolvido na tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo