Cidades

10/08/2017 11:13 OLHAR DIRETO

CPTEC aponta possibilidade de pancadas de chuva no final de semana

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta uma remota possibilidade de pancadas de chuva no próximo final de semana. A temperatura máxima poderá chegar aos 39ºC na próxima sexta-feira (11) e a umidade relativa do ar deverá chegar aos 16%.
 
Para a próxima sexta-feira (11), o centro de previsões aponta que a temperatura mínima é de 23ºC e a máxima de 39ºC. O céu deverá ter sol na maior parte do período e não há possibilidade de chuva. Na ocasião, a umidade relativa do ar poderá chegar a alarmantes 16%, no início da tarde. Se isto se confirmar, a baixa umidade será semelhante à do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%.
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) avalia que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.
 
No sábado (12), a previsão é que o céu tenha sol entre poucas nuvens. A possibilidade de chuva é de apenas 5% e as temperaturas devem ficar entre 24ºC (mínima) e 38ºC (máxima). A umidade relativa do ar deve variar entre 23% e 65% durante todo o dia. A velocidade média do vento deverá ser de pouco mais de 8 km/h, podendo atingir até 16 km/h no início da tarde.
 
O CPTEC ainda prevê uma chance remota (7%) de pancadas de chuva. Isso porque haverá variação de nuvens com chance pequena de precipitações localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima é de 25ºC e a máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar deverá girar entre 20% e 67%.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo