Cidades

07/12/2017 14:09 Prefeitura Cuiabá

Saúde supera expectativas na Campanha de Conscientização sobre a Aids

Marcado pela prevenção e conscientização das DSTs, o Dia D Mundial de Luta contra a AIDS (1º de Dezembro), contou com uma série de atividades e ações com o objetivo de conscientizar a população, ampliar a prevenção contra a AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis. Iniciadas no último dia 27 de dezembro as ações foram intensificadas durante toda a semana e encerradas na sexta-feira, 01, com um balanço 238 testes rápidos e entrega de 14.000 preservativos. Todas as unidades de saúde do município participaram das ações, que registraram 2 novos resultados de soro positivo. Foram realizadas também blitzes educativas em vários pontos da cidade.

No dia D de Combate Mundial de Luta contra a Aids, foi realizado uma grande ação de conscientização na Escola Abdala José de Almeida. Durante o período da manhã, palestras e brincadeiras interativas foram promovidas pela Secretária Municipal de Saúde de Várzea Grande em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos apresentaram teatros e cartazes abordando assunto que foi trabalhado durante toda a semana com as turmas, que formaram um grande laço vermelho no pátio da escola durante o evento. Toda a comunidade foi convidada a participar da ação.

Durante todo o dia D, as unidades básicas de Saúde disponibilizaram a população testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, além de dicas e orientações ao paciente após o resultado. As blitzes educativas, executadas pelos agentes de saúde do município foram realizadas durante todo o dia D, em pontos estratégicos de grande fluxo de circulação de pessoas, entre eles o Shopping de Várzea Grande e a região do Zero Km, região em que se concentram os profissionais do sexo, grupo de pessoas com maior vulnerabilidade para o contágio dessas doenças.

O gerente do SAE-CTA de Várzea Grande, João Alcantara Ortega, explica que esse ano a Secretaria de Saúde intensificou o trabalho de conscientização e prevenção da população sobre os cuidados com a doença, bem como sobre a importância do uso de preservativo. Um dos principais avanços foi nas ações de testagem rápida para detecção do HIV.

A unidade também aumentou a distribuição de preservativos e geles lubrificantes para a população neste ano. Ainda houve um acréscimo no número de palestras de orientação e prevenção nas escolas, bem como oferta de testagem rápida, distribuição de material educativo e insumos em festas, bares e casas noturnas, orientações e campanhas de prevenção em todas as unidades de saúde.

“O trabalho tem sido intenso no sentido de diagnosticar precocemente a doença para que o paciente possa fazer o tratamento correto, oferecido gratuitamente na rede pública, para que tenha mais qualidade de vida e que possamos diminuir a transmissão da doença”, completa o gerente do SAE-CTA.

Em 2017, Várzea Grande já diagnosticou 74 novos pacientes com HIV/AIDS contra 46 pessoas registradas no ano anterior. A maior parte dos casos atuais foram registrados em pessoas do sexo masculino. O principal motivo do aumento, segundo a Vigilância Epidemiológica, é a falta de prevenção dos moradores. Até o momento foram contabilizadas 13 mortes pela doença, sendo que em 2016 esse número chegou a 6 mortes registradas.

Também em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe de Educação em Saúde está executando ações de prevenção e conscientização junto às escolas estaduais que funcionam no período noturno, na região do Grande Cristo Rei e comércio local. Ao todo serão realizadas rodas de conversa e distribuição de preservativos e materiais educativos aos alunos de 05 escolas, realização de blitzes educativas junto aos barzinhos noturnos e abordagens aos clientes dos comércios locais.

Segundo os dados preliminares, a equipe já orientou 536 pessoas, distribuiu 1728 preservativos masculinos e 40 alunos já participara das rodas de conversa educativas. Os coordenadores da ação, Geovane Renfro e Walteir Barros, afirmam a importância da realização desse tipo de ação que tem por finalidade prevenir o aumento do número de casos de AIDS e outras DST’s no município. “Ficamos surpresos ao ver um pai que havia recebido o material de nossa equipe e imediatamente começou a orientar um casal de filhos adolescentes sobre a importância da prevenção. Não resistimos e abordamos aquele pai, dando os parabéns pela iniciativa e dissemos a eles que nossa equipe estava feliz com sua atitude.”, finalizou Renfro.

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo