Economia

01/03/2018 14:20 Gazeta Digital

Contribuintes receberão carnês do IPTU 2018 nesta quinta em Cuiabá

Os carnês do IPTU 2018, referentes às edificações prediais, serão entregues nesta quinta-feira (01), aos munícipes da Capital. Já os proprietários de imóveis territoriais poderão emitir suas respectivas guias tanto nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC), bem como através do site da Prefeitura de Cuiabá, basta digitar o número da inscrição no campo de busca solicitado. A data de vencimento do primeiro boleto é 11 de abril e pagamentos da cota única terão 10% de desconto. O parcelamento da taxa poderá ser feito em até oito vezes.

Com um aumento no número de edificações que ultrapassa mais de 10 mil em relação a 2017, o ano vigente conta com 278.225 imóveis em sua totalidade, sendo 222.786 tributáveis. Em se tratando da modalidade predial - cuja alíquota é correspondente a 0,4%, Cuiabá conta atualmente com 195.251 propriedades.

Já as áreas que compreendem a categoria territorial - com alíquota equivalente a 2% - equivalem-se a 55.430 imóveis. Os valores do imposto variam conforme as dimensões e atribuições de cada espaço, levando em consideração os parâmetros de avaliação da Planta Genérica, em vigor desde 2010 e que tem sofrido correções desde o ano seguinte pela variação do Índice Nacional de Preço Consumidor (INPC).

Para se chegar ao montante final do IPTU de um determinada edificação, alguns aspectos são considerados, conforme o secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas. “Os atributos avaliativos que formam a base de cálculo do imposto são o tipo de imóvel, sua estrutura (quando houver), acabamento e a metragem.Os valores são diretamente proporcionais e o recolhimento destas taxas é fundamental para que Cuiabá cresça e se desenvolva de maneira ordenada. Este imposto faz frente à todas as despesas do orçamento, destinado para ampliar e aprimorar o atendimento nas unidades de saúde, educação e assistência social e outros tipos de serviços essenciais, como a limpeza pública, o asfaltamento e recapeamento de vias urbanas”, afirmou o gestor.

O crescimento no número de imóveis na Capital, saltando de 267.839 em 2017 para 278.225 neste ano, possui também um significado simbólico. Para o titular da pasta, isso é um sinal positivo do desenvolvimento da cidade, que possui um grande potencial estrutural e social, que já está sendo explorado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e suas equipes técnicas. Possas pontuou algumas ações que já projetam Cuiabá para um novo tempo.

“A indução no turismo de negócios é outro aspecto que incentiva à construção civil na cidade, permitindo que novas edificações surjam, possibilitando este crescimento que já é vigente. E o município vai honrar esse investimento em Cuiabá, devolvendo estes recursos para a população, em serviços eficientes e de exímia qualidade”, conclui Possas. 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo