Economia

02/03/2018 13:46 Prefeitura Cuiabá

Dia Nacional do Turismo: gestão Emanuel busca transformar o turismo em renda e geração de empregos para Cuiabá

A capital mato-grossense Cuiabá possui, aproximadamente, 600 mil habitantes e tem se tornado cada vez mais atrativa e procurada pelos turistas devido a sua cultura peculiar,  suas tradições interessantes e potencial natural.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Marcus Fabrício, a intenção da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é valorizar e fomentar cada vez mais o turismo com a promoção de feiras,  shows,  exposições e  atividades que despertem o interesse não só dos cuiabanos, mas de pessoas de fora do estado e  do país.  

"Podemos ver todos os benefícios quando o assunto é turismo e, o ponto mais visível quando aumenta a demanda turística de uma região é a geração de empregos, que pode ser direta ou indiretamente relacionados à área", ressaltou Marcus Fabrício.

Exemplo disso foi o Carnaval da prefeitura, realizado na Orla do Porto, um dos principais cartões postais da capital,  e que gerou mais de 2,4 mil empregos diretos e indiretos e quase R$ 2 milhões injetados na economia local. No réveillon foram mais 2 mil postos de trabalhos temporários criados a partir da iniciativa do Executivo municipal.

Os esforços para impulsionar o turismo, em Cuiabá, estão também ligados em especial à pasta dos 300 anos, secretaria criada para coordenar a realização de ações voltadas a data emblemática do aniversário de 300 anos da Capital.

“Quando o prefeito Emanuel criou a Sec 300 ele já pensava lá na frente, com a viabilização de  eventos grandiosos, que reunissem milhares de pessoas seria posspivel gerar também milhares de empregos. Todas as pessoas envolvidas na construção das estruturas são contratadas pelas empresas parceiras localmente, ou seja, é mão de obra cuiabana, assim como os serviços, todos eles são genuinamente cuiabanos. Portanto estamos gerando oportunidades, obedecendo as políticas públicas estabelecidas pelo prefeito, e sempre, sem custos para o Município”, contou.   

A Secretaria dos 300 anos também é a pasta responsável para mudar o quadro turístico de Cuiabá e colocar a capital mato-grossense como opção no cenário nacional do turismo e das atrações multiculturais como shows e eventos. O titular da pasta, Junior Leite, explicou que um dos motivos da criação da popular Sec 300 é exatamente transformar Cuiabá numa das potenciais rotas turísticas do país.

“Essa é uma das prioridades e, para isso, é preciso criar incentivos para o turista, seja ele de qual parte do Brasil, para que ele tenha a intenção de vir para cá. Então, muitas vezes é caro o cidadão ir para Salvador ou Rio de Janeiro. Ou muitas vezes já foi e quer outro destino. No Carnaval da Orla do Porto já começamos a perceber essa inclinação maior para atrair turistas”, destacou o secretário ao citar o sucesso das festividades de Carnaval, que atraíram mais de 100 mil pessoas.

Junior ainda destaca que a vertente de eventos não se restringe apenas em caráter festivo. Segundo o secretário, existem diversos seminários empresariais e cursos programados para a Capital. Ele destacou a atuação do vice-prefeito Niuan Ribeiro que esteve no ano passado em Campinas (SP), articulando um grande congresso para Cuiabá.

Outro exemplo é a articulação da secretária de Gestão, Ozenira Félix, que viabilizou a capital como sede do 69º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração, evento marcado para 15 e 16 de março, com a presença de representantes de 26 estados brasileiros.

A administração municipal conta com os Centros de Atendimento ao Turista Móvel, os CAT, que em duas vans equipadas com computador, internet e ar-condicionado, é um apoio importante no atendimento aos turistas, de forma itinerante, pelos principais locais de Cuiabá.

Além dos CAT móveis, Cuiabá possui mais três Centros de Atendimento ao Turista fixos,  na Praça Rachid Jaudy, no térreo do Shopping Goiabeiras, e outro no Museu do Rio.

Segundo Marcus Fabrício, nos próximos meses, será entregue o novo Museu do Rio, um equipamento público importante  e, fundamental dentro do projeto Porto Cuiabá.

"Teremos, em breve, mais um ponto turístico que foi reformado em parceria com o Ministério do Turismo. Estamos na fase de licitação dos equipamentos e esperamos também entregar, na mesma data, o Aquário Municipal", revelou.

O prefeito Emanuel Pinheiro parabeniza, neste dia 2 de março, Dia Nacional do Turismo, todos os turismólogos e, principalmente, os servidores municipais envolvidos com o turismo diante do trabalho realizado com tanta responsabilidade.

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais e de entretenimento que transforma o Brasil num destino único e empolgante.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo