Economia

15/05/2018 09:48 Midia News

Sine cadastra venezuelanos na Pastoral do Migrante

Nesta segunda-feira (14) o Serviço Nacional de Emprego (Sine), vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), fez o cadastro e a triagem dos venezuelanos e migrantes que estão na Pastoral do Migrante, no bairro Carumbé. Atualmente, há 68 migrantes no local.

A coordenadora do Sine, Juciane Marta de Aguiar, explicou que está fazendo o cadastro para, através do perfil profissional, encaminhar os migrantes ao mercado de trabalho.

“Eles têm profissão e estão com a carteira de trabalho. Após o cadastro, vamos entrar em contato com os empregadores para colocar eles no mercado de trabalho”, disse.

Marilete Mulinari Girardi, auditora fiscal do trabalho, anunciou que 22 venezuelanos já estão trabalhando.  Angel Jariel Flores, de 22 anos, conseguiu uma vaga para trabalhar em uma fazenda. Ele é filho de Maria Tibisay Flores, pedagoga infantil, que deixou seis filhos na Venezuela. Nascida em Caracas, ela relata que está morando na pastoral e quer trabalhar.

“Tenho experiência como cuidadora de idosos, posso trabalhar também como camareira e cozinheira”, diz Maria, que está ansiosa por uma oportunidade.

Juciane informou também, que nesta semana chegam mais 30 venezuelanos em Cuiabá. “Ao chegarem à Pastoral do Migrante serão atendidos pelo Ministério do Trabalho, que tem uma equipe na pastoral. O Sine fará o cadastro destes novos migrantes assim que estiverem portando a carteira de trabalho”, afirmou.

A auditora, que também colabora na Pastoral com encaminhamentos para emprego e orientação trabalhista, comentou que são repassadas todas as orientações aos empregadores.

“Tem que ser um trabalho legal, com todos os direitos garantidos. A grande procura é de fazendas e sítios. Na indústria e no comércio conseguimos colocar, no máximo, dez. O nível de escolaridade varia, a maioria é do ensino fundamental, mas tem também do ensino médio e um pouco de nível superior”, comentou.

Há migrantes capacitados em administração, instrutor de motorista, motorista de carreta, paramédico, letreiro, informática, cozinheiro, marceneiro, cabelereiro, pedreiro, cuidador de idoso, camareira, dentre outros.

As empresas podem fazer o cadastro diretamente na Pastoral, com a equipe do Ministério do Trabalho, ou diretamente no Sine.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo