Economia

05/11/2018 13:19 G1

Antes do fim do plantio, agricultores já venderam mais de 30% da soja cultivada em MT, diz Imea

Mais de 30% da safra de soja em Mato Grosso já foi comercializada antes do fim do plantio do grão, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O aumento no preço da saca do grão e a instabilidade econômica auxiliaram para a comercialização antecipada das lavouras.

Em uma propriedade localizada em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, cerca de mil hectares de soja foram plantados na segunda quinzena de setembro. O produtor Adair da Rocha contou que 35% da produção já foi vendida, sendo 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

“Nós saímos na frente devido à instabilidade do mercado. Os preços estavam oscilando, então esperamos que os custos fossem bons”, disse.

Agricultores já venderam 33,87% da produção da safra de soja

Cada saca de soja está sendo vendida a R$ 75. O preço da saca do grão teve aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o gestor técnico do Imea, Paulo Ozaki, cerca de 33% das lavouras do estado já foram vendidas, o que representa um aumento de 12% em comparação a outubro de 2017.

“Tivemos preços melhores e isso estimula tanto o aumento de área, como a comercialização antecipada”, contou.

Em outra fazenda em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, cerca de 70% da safra foi comercializada. Além do aumento de preço do grão, a oscilação do dólar ajudou nas vendas.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo