Educação & Cultura

23/03/2018 16:31

Coletivo mato-grossense terá mostra própria em um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil

O coletivo de artes cênicas de Mato Grosso, ‘O Levante’, terá uma mostra própria de trabalhos no Festival Internacional de Teatro de Curitiba, que acontece em abril. Considerado a “a vitrine do teatro brasileiro”, o festival reúne dança, circo e improviso, movimentando a cadeia produtiva de artes cênicas.

‘O Levante’ é formado pelos grupos Solta Cia de Teatro, Theatro Fúria e Cia Thereza Helena, e carrega em sua bagagem trabalhos autorais e o lema Ocupar, (R)Existir, Produzir. Desde sua criação, o coletivo movimenta a cena mato-grossense com ações como a temporada de ocupação artística na Casa Cuiabana e a participação no festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife.


Em Curitiba, na 26ª edição do festival, o coletivo terá uma mostra própria, a ‘Mostra O Levante em Cena’, que acontecerá de 03 a 08 de abril, na Sala Londrina, e contará com três eixos de atuação.


O primeiro eixo, nomeado O Levante em Cena, é centrado numa programação de espetáculos para o público adulto. O segundo eixo, O Levantinho, é direcionado ao público infanto-juvenil. O terceiro eixo é uma programação de debates e partilha de processos entre artistas e interessados e intitula-se O Levante em Diálogo.


A mostra terá convidados especiais, como a bailarina e performer Elka Victorino, e os alunos do curso Cena Livre de Teatro, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso que oferta aulas gratuitas de teatro.


O objetivo é proporcionar aos alunos vivências práticas acompanhando a montagem técnica dos espetáculos da mostra. Com essa parceria, além de acompanhar as montagens, os alunos desfrutarão da diversidade artística e cultural que um festival de grande porte proporciona.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo