Esporte

05/02/2018 16:47 GLOBO Esporte

Passadas curtas e agilidade muscular podem evitar problemas no joelho

O joelho é uma das articulações que mais sofre com lesões na corrida, principalmente aquelas relacionadas à sobrecarga, como a tendinite patelar. Embora a corrida seja um esporte considerado de “alto impacto” é possível tomar algumas medidas que amenizam o estresse sobre o joelho e dessa mantê-lo saudável. Saiba quais são as dicas da fisioterapeuta Raquel Castanharo, especialista do Eu Atleta:

A melhor maneira de correr, levando em consideração a mecânica do nosso corpo, é com passadas mais curtas. Quanto mais perto do tronco o pé aterrissa durante a corrida menor será a sobrecarga sobre o joelho (é uma questão simples de braços de alavanca e força da gravidade).

Tente treinar sua agilidade muscular com exercícios dinâmicos (Foto: Getty Images)

Tente treinar sua agilidade muscular com exercícios dinâmicos 

Com essa orientação costuma vir o questionamento: “Mas quando vejo atletas profissionais correndo eles dão passos enormes”. Sim, é verdade, mas isso acontece porque a perna deles vai mais para trás e não mais para frente (eles realizam maior extensão de quadril, o que você também é capaz de fazer com algum treinamento). Se você observar atentamente, o pé deles aterrissa no chão próximo ao corpo, como deve ser para preservação da saúde dos joelhos.

Além de fortes, os músculos precisam trabalhar de forma ágil na corrida. Muitas vezes uma pessoa tem o músculo da coxa forte porém com contração lenta, e o joelho acaba sofrendo com isso. Exercícios dinâmicos são interessantes para esse treino de agilidade, como saltitos e agachamentos seguidos de um pequeno pulo.

 

Aterrissando com o médio pé e não o calcanhar é o ideal para suavizar o impatco (Foto: IStock Getty Images)

Aterrissando com o médio pé e não o calcanhar é o ideal para suavizar o impacto

Fortalecimento dos músculos do quadril

Não é só os músculos da coxa que devem estar fortes para proteger o joelho. Os músculos da lateral do quadril (principalmente o glúteo médio) têm um papel fundamental na estabilidade e posicionamento do joelho.

Amenizar o impacto

Tente correr fazendo o menor barulho possível ao aterrissar no chão. Dessa forma seu joelho sofrerá menos com o impacto da corrida. A melhor forma de executar essa tarefa é aterrissando primeira com o medio do pé no chão e não o calcanhar (e nem a ponta do pé).


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