Geral

Boas condições 09/02/2018 09:36 Regina Botelho

Cirurgião afirma que diabéticos podem fazer cirurgia plástica

Com um quadro metabólico bem compensado, a pessoa que tem diabetes corre os mesmos riscos cirúrgicos de um paciente com glicemia normal. Portanto, na hora de decidir por um procedimento estético ou uma reparação, pense, avalie e veja o que pode fazer você mais feliz.

Como em qualquer caso de cirurgia, para fazer a plástica o paciente precisa apresentar boas condições clínicas e, ao contrário do que se pensa, o diabetes não é uma contraindicação.

Estudos comprovam que quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica, desde que tudo seja controlado. Dados mostram que cerca de 8.9 % da população sofre dessa patologia.

Segundo o cirurgião plástico, Michel Patrick do Amaral Silva, a diabetes ocorre quando o pâncreas diminui a secreção de insulina, um hormônio responsável pelo controle da glicose nas células, fazendo com que suas taxas aumentem no sangue. “Sabe-se que além da predisposição genética, fatores como a obesidade e maus hábitos alimentares contribuem para a doença. A sua morbi-mortalidade é maior que pacientes sem o problema inclusive em procedimentos menores, por diversas razões, especialmente pela obesidade e doença macrovascular. Esta pode levar problemas de cicatrização, afeta os vasos sanguíneos, assim como a hipertensão”, explica.

Michel Silva ressalta ainda que uma vez que esses vasos estão presentes em quase todos os órgãos do corpo, os prejuízos podem ser bastante diversos, como o aumento da chance de infecções, problemas renais, cegueira, etc.

Michel Patrick Silva diz que como a plástica é uma cirurgia eletiva, pode-se fazer uma programação, preparando o paciente para a situação

 

Além disso, afirma que uma pessoa com o diabetes bem controlado apresenta os mesmos riscos de qualquer outro paciente. “A questão é o controle. Como a plástica é uma cirurgia eletiva, pode-se fazer uma programação, preparando o paciente para a situação”.

De acordo com o cirurgião, tem mais infecção no sítio operatório assim como infecção urinária, pneumonia e outras infecções sistêmicas bacterianas e fúngicas pois a hiperglicemia (>180mg/dl) prejudica a ação de leucócitos e linfócitos, que são as nossas células de defesa. “A cicatrização também é prejudicada na hiperglicemia (principalmente quando >240mg/dl) por alteração da função do fibroblasto. Tais efeitos no sítio operatório combinados, podem conduzir à deiscência o que prolonga o tempo de recuperação e hospitalização do paciente”

Cuidados pré-operatórios

Fatores de Risco= Deve-se investigar a sua presença e tratá-los, quando possível. A perda de peso em obesos é geralmente lenta mas é essencial em cirurgias plásticas . Além disso, fumo e anticoncepcionais devem ser suspensos.

Os diabéticos têm avaliação clínica prejudicada por uma menor percepção sensorial da coronariopatia (isquemia silenciosa do coração ). Um dos fatores prognósticos importantes é a presença de infarto recente (últimos 6 meses) pois têm maior risco de infarto perioperatório (cirurgia plástica deve ser adiada).

Ainda pode ter retenção urinária pós-operatória e atraso no início da alimentação por distúrbio gastrointestinal. Além disso neuropatias e retinopatias devem ser investigadas e acompanhadas de perto.

Controle Glicêmico. O objetivo para procedimentos maiores é manter a glicemia de jejum (GJ) < 120mg/dl ou glicemia pós-prandial (GPP) < 180 mg/dl. Tal controle pode exigir, em casos selecionados: admitir o paciente 2 dias antes da cirurgia, trocar medicações hipoglicemiantes orais, ajustes na dose de insulina e troca destas, conforme necessidade.

Assim, para poder operar com riscos mínimos, o paciente tem que procurar seus médicos, endócrino e cirurgião plástico, para saber se está tudo certo para a cirurgia. Se nenhum problema sério for detectado e a glicemia estiver dentro da normalidade a cirurgia provavelmente poderá ser feita. Veja que tudo tem um jeito, se você leva uma vida com bons hábitos alimentares e não é sedentário. Imaginem, que pena seria, se os "docinhos" , como são conhecidos os pacientes que têm o problema, não pudessem operar! Então, bora cuidar da saúde.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo