Geral

10/04/2018 15:02

Prefeito lança obras de Parque Municipal na região do Canjica, Bela Vista e Terra Nova

A Prefeitura de Cuiabá continua descentralizando a construção de novos parques, direcionando-os para as regiões mais periféricas da Capital. O mais recente marco dessa política pública é o lançamento das obras de um novo ponto de lazer na região que compreende os bairros Bela Vista, Canjica e Terra Nova. Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou os trabalhos de revitalização da vasta área, que compreenderá um belo parque municipal com 32 mil m², com pista de caminhada, duas Estações de Saúde e um campo de futebol gramado, em conformidade com as normas esportivas.

“Tudo que temos pensado para a nossa cidade possui um único objetivo claro, que consiste em trazer uma melhor qualidade de vida para o povo cuiabano. Com esta premissa, é inerente pensar que é fundamental expandir o acesso a espaços de lazer para as comunidades mais carentes. Cuiabá é cercada por grandes parques regados à áreas verdes e somos gratos pelo seu valor e impacto social. No entanto, a população mais carente por diversas vezes ficou à mercê de lugares dessa natureza, por estar alocada em locais mais distantes, o que dificulta o deslocamento diário para a prática esportiva em pontos como o Tia Nair e até mesmo o Parque das Águas. É por isso que temos uma profunda preocupação em desconcentrar nosso parques das regiões centrais, pulverizando os bairros mais necessitados com espaços de mesma qualidade, atendendo um leque ainda maior de munícipes. Vamos aproveitar aqueles territórios verdes abandonados, dando nova vida, trazendo mais cor e outras alternativas de entretenimento. Queremos também que as famílias se sintam seguras onde moram, sabendo que não mais temeram a ocupação de lugares verdes por criminosos que tentam se esconder em pontos tão preciosos. A Cuiabá dos 300 anos vai redefinir a vida em comunidade com a socialização dos espaços públicos”, afirmou Pinheiro.

Cercado por árvores nativas da região, o Parque Municipal terá um campo de futebol revitalizado, trilhas internas voltadas para práticas esportivas e recreativas, quatro mesas em concreto com bancos, cestos de lixo, iluminação com lâmpadas de LED e 30 bancos de concreto e madeira. Já as Estações de Saúde terão 20 equipamentos de ginástica, incluindo barras fixas, bicicletas individuais com fixação, elípticas individuais, giros diagonais com vertical, puxadores costas com peitoral, multi giros para cadeirantes, puxadas altas, remadores individuais e supinos individuais.

Fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município e o Pantanal Shopping, mediante a ampliação do centro de compras - inaugurada em 2015, a nova área de lazer foi estabelecida como parte de uma compensação ambiental. Após um estudo de impacto de vizinhança, ambas as instituições uniram forças para pensar em tratativas que poderiam aprimorar a vida das comunidades que foram diretamente afetadas pela construção. E para o superintendente do espaço de entretenimento, Giuliano Bragaglia, a oportunidade de fazer parte de mais uma empreitada junto à Prefeitura é valiosa e salienta os valores do estabelecimento.

“É um prazer poder dar esse presente à Cuiabá em seu aniversário de 300 anos, investindo R$ 1,8 milhão, que vai beneficiar não apenas as comunidades que cercam o futuro parque, bem como toda a população cuiabana. Em um futuro breve teremos um local totalmente novo, com as mais diversas opções de lazer, propiciando segurança, conforto e tranquilidade a todos que quiserem desfrutar de suas facilidades. Este nosso compromisso firmado ainda fortalece a premissa de atuação do Pantanal Shopping, que já é um parceiro da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através de uma política de reciclagem responsável. Atualmente são 60 toneladas de resíduos sólidos reciclados e 22 famílias que trabalhavam no aterro sanitário e hoje sobrevivem da nossa coleta”, pontuou.

O secretário José Roberto Stopa, titular da pasta de Serviços Urbanos, reforçou a parceria com o shopping, refletindo sobre a importância da iniciativa pública e privada de se aliarem em prol da população mais frágil. “Eles já são nossos parceiros na coleta seletiva e esse parque vai contemplar um lado da cidade que estava um tanto quanto abandonado, abrangendo muito mais que o Bela Vista, Terra Nova e Canjica, englobando também vários outros bairros adjacentes. Essa proposta vai fazer com que esse lado da cidade seja transformando, garantindo um estilo de vida que vai impactar diretamente na saúde de todos que sempre almejaram ter espaços esportivos próximos e gratuítos”, disse.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, esta reconfiguração do bairro será ampliada para as demais extremidades. “Levar o lazer para dentro da comunidade traz uma atmosfera diferente, embeleza a região e muda não apenas a rotina dos moradores, como também a dinâmica relacional entre os vizinhos. A Prefeitura quer investir na vida comunitária e parques municipais localizados dentro das vizinhanças permitirão isso”, reforçou.

Essa mudança já está sendo sentida pelos habitantes da região contemplada, como bem refletiu a professora Lene Xavier, presidente do bairro Bela Vista. “Há anos sonhamos com esta área sendo transformada e hoje vemos isso tomar forma. Já consigo visualizar a grande festa que teremos, com a chegada de um local espaçoso e seguro, onde nossas famílias poderão desfrutar. Esta grande obra é a maior demonstração de valorização que a região já recebeu e somos gratos pelo prefeito, por finalmente olhar para nós com dignidade e o carinho que merecemos”, concluiu.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo