Geral

11/04/2018 10:55 Gazeta Digital

MPE recorre contra suspensão de processo contra bombeiros por morte de aluno

A Sétima Vara Criminal de Cuiabá declinou de competência e enviou para a Justiça Militar o processo contra cinco bombeiros acusados pela morte do soldado Rodrigo Lima.

A decisão deve rever proposta do Ministério Público (MPE) de suspenção condicional. A Justiça Militar não possui precedente como o que foi adotado inicialmente no caso, quando na Justiça Comum.

Na ocasião da proposta, apenas a tenente Isadora Ledur, acusada de ser a principal causadora do falecimento, seguiu como alvo de ação criminal.

Receberam o benefício: Marcelo Augusto Reveles Carvalho, Thales Emmanuel da Silva Pereira, Diones Nunes Siqueira, Eneas de Oliveira Xavier e Francisco Alves de Barros.

A Suspensão Condicional é uma forma de solução alternativa para problemas penais. A medida busca evitar o início do processo em crimes cuja pena mínima não ultrapassa 1 ano.

Como substitutivas, foram aplicadas a seguintes medidas: comparecimento obrigatório em juízo todo mês; comprovação nos autos em curso sobre Direitos Humanos; proibição de participar de qualquer banca de instrução, exame e treinamento nos Bombeiros.

O processo da tenente Isadora Ledur também foi enviado para a Justiça Militar. Segundo informado ao Gazeta Digital, um conselho de sentença deve decidir os rumos nos dois casos.

A MORTE

Rodrigo faleceu durante o 16º Curso de Formação de Bombeiro em Mato Grosso.

De acordo com a denúncia, a morte ocorreu no dia 10 de novembro de 2016, durante o treinamento de atividades aquáticas em ambiente natural, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Apesar de apresentar excelente condicionamento físico, o aluno demonstrou dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre, entre outros exercícios.

Embora o problema tenha chamado a atenção de todos, os responsáveis pelo treinamento não só ignoraram a situação como utilizaram métodos reprováveis para aplicar “castigos”. Rodrigo Lima faleceu por hemorragia cerebral.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo