25 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16:06 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16h:06 - A | A

JUNHO CHEGOU

Ipem inicia operação “Festa Junina” com produtos alimentícios

OLIVRE

Durante esta semana, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) irão vistoriar estabelecimentos da capital para verificar os produtos comumente usados nos festejos juninos. O trabalho estará focado nos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor) como paçoca, pé-de-moleque, milho para pipoca, amendoim, canjica, creme de leite, leite de coco, leite condensado, entre outros.

Os produtos são aferidos quanto ao seu peso, quantidade ou volume, se estão de acordo com as indicações nas embalagens e se atendem à legislação metrológica. A operação ocorre todos os anos nessa mesma data e tem duas fases. Primeiro os produtos são coletados de forma aleatória nos supermercados da cidade. Depois, são encaminhados para a perícia no laboratório do Ipem.

De acordo com a diretora de fiscalização, Jussara Souza Amaral, a perícia é acompanhada por representantes das empresas fiscalizadas, convidados com antecedência para testemunhar os exames, caso haja irregularidades, as empresas são autuadas e possuem um prazo de dez dias para apresentar defesa. O valor da penalidade pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image