26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍCIA Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 15:59 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 15h:59 - A | A

Golpe do WhatsApp se populariza e faz mais duas vítimas

Gazeta

Golpe que está se popularizando por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp fez mais uma vítima em Cuiabá. Dessa vez, um advogado de 37 anos teve a conta hackeada por um golpista que, se passando por ele, pediu dinheiro aos seus contatos.

 

Um dos amigos do homem realizou um depósito de R$ 1.200, em uma agência da Caixa Econômica Federal, no nome de Victor Inácio Penna de Paula conforme o boletim de ocorrência. 

 

 

O golpe só foi descoberto quando o amigo ligou para o advogado perguntando se ele havia recebido o depósito e foi surpreendido ao ser informado de que não sabia de nada.

 

A Polícia Civil registrou a ocorrência do caso nesta terça-feira (21).

 

Alerta 

 

modus operandi do golpe pode variar, como no caso da advogada Silvana Milene dos Santos, que recebeu via SMS uma mensagem com um código de validação do aplicativo.

 

Sabendo que não havia solicitado, não clicou em nenhum link e nem digitou o código no aplicativo. No entanto, sua conta do WhatsApp caiu logo em seguida e ela não teve mais o acesso às conversas por horas.

 

A conta saiu do ar assim que ela pagou uma conta de telefone que, apesar de estar em seu nome, constava o endereço de outro município. 

 

Os golpistas pediram dinheiro para vários amigos. Oito deles caíram no papo do criminoso, resultando em um prejuízo de quase R$ 20 mil.

 

“Eles tiveram acesso às conversas e por isso, pediram para pessoas que são próximas. Só fui alertada quando uma amiga percebeu que ela foi chamada por um nome que eu não a chamo”, contou. 

 

Além disso, ela acredita que a operadora do telefone pode estrar envolvida no caso e prentede processá-los. 

 

Ação Judicial 

 

Também vai entrar na Justiça a jornalista Josiane Dalmagro, mais uma vítima dos golpistas.

 

Ela contou que após fazer um anúncio no site da OLX, recebeu uma foto com a logo do site, dizendo que por questões de segurança, ela deveria validar o anúncio com um código de seis dígitos. 

 

“Como estava tudo batendo, eu mandei o código. Mas, na verdade, era o código de validação para quem está tentando recuperar uma conta de WhatsApp”, disse.

 

Em seguida, o aplicativo saiu do ar em seu aparelho de telefone.

 

“Eu tinha atualizado o aplicativo um dia antes, então, achei que fosse por conta disso. Mas, dois minutos depois uma amiga me ligou perguntando se eu havia pedido dinheiro emprestado”. 

 

Quando ela percebeu que havia caído em um golpe, começou a divulgar aos contatos pelas redes sociais e o aviso chegou aos grupos do aplicativo de mensagem. 

 

“Como eles tinham acesso à conta, viram que meus amigos estavam alertando sobre o golpe e saíram de todos os grupos”. 

 

Assim como a advogada Silviana, ela acredita que as contas enviadas pelos golpistas são, na verdade, contas de laranjas ou até mesmo fantasmas. 

 

“Nenhum contato chegou a fazer o depósito, mas ainda se passando por mim, acabaram enviando o link do golpe para uma jornalista, que se tornou vítima também”.

 

Joseane afirma que teve a vida invadida, já que os criminosos tiveram não só acesso às conversas, mas também, as fotos disponíveis no aplicativo.

 

Ela está preparando uma ação judicial. 

 

Vale ressaltar que o golpe atinge celulares de todos os modelos, seja android ou não.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image