Política

05/10/2017 15:31 Diário Da Serra

Câmara articula audiência em Cuiabá para cobrar entrega de obra

Diante do atraso da entrega das obras da Feira da Vila Alta e do manifesto pacífico realizado pelos feirantes durante a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, os vereadores de Tangará da Serra estão articulando a realização de uma audiência juntamente com representantes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em Cuiabá. O objetivo será agilizar o processo de conclusão da obra e assim,  atender a reivindicação dos pequenos produtores do município, que há anos encontram dificuldades em uma atual estrutura precária e improvisada.


De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Hélio da Nazaré (PSD), a intenção é reunir técnicos da Secid, membros da Associação dos Produtores da Vila Alta (APVA), secretário municipal de Agricultura e demais vereadores para buscar uma decisão definitiva sobre esse impasse.


“Nós vereadores nos sentimos na obrigação de ajudar, indo até o Governo do Estado em busca de uma resposta concreta, e não mais de promessas. (…) Os feirantes merecem receber os parabéns por  toda essa paciência em esperar, pois são anos e mais anos de promessas”, relatou o parlamentar, destacando que todo o procedimento para a realização da reunião na capital já está sendo desenvolvido pela assessoria da Câmara. “Estamos verificando a agenda de lá para marcar a audiência, pois precisamos dessa resposta”, frisou o presidente da Casa de Leis. Conforme o Diário da Serra já veiculou na edição anterior, na última terça-feira cerca de 50 feirantes protestaram na Câmara Municipal como forma de pedir ajuda aos parlamentares diante da situação.

 

Município depende de repasse do Estado para finalizar obra

Em construção desde 2014, a conclusão da obra da Feira do Produtor da Vila Alta continua dependendo de um novo convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso. De acordo com o secretário de Agricultura, Ander Santos, todas as responsabilidades do município já foram executadas. “O município está em dias. Estamos aguardando agora a assinatura desse convênio com o Estado, para que nós aqui possamos receber o recurso e licitar a obra.  É bom salientarmos que a obra é do Estado em parceria com o município, que apenas executa e fiscaliza a construção”, explicou o secretário, ao informar que na manhã de ontem, 03, a obra recebeu a visita dos técnicos da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que sinalizaram para a conclusão da obra.


Atualmente, a obra encontra-se com  sua parte estrutural finalizada, dependendo apenas da parte de drenagem e construção dos banheiros e sala administrativa para que seja entregue.


“O Estado vem se posicionando no sentido de se esforçar para terminar a obra. Assim que tiver realizado o convênio, nós vamos providenciar a licitação”, frisou o gestor.


Ao ser questionado pela reportagem do Diário da Serra sobre a possibilidade do município ceder a estrutura para os feirantes ao menos no período chuvoso, o secretário afirmou que a ideia teria que ser detalhadamente discutida. “Tenho algumas ressalvas, pois temos a legislação que deve ser cumprida e órgãos fiscalizadores que vão atuar na fiscalização. Existe todo uma situação, pois entregar uma obra inacabada, teria que arcar posteriormente com possíveis consequências. (…) Nós precisamos dar condições mínimas de uso e segurança”, explicou o gestor.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo