Política

13/04/2018 14:23 OLHAR DIRETO

Vereador pede explicações sobre semáforos inteligentes e cobra temporizador: “armadilha de multas”

O vereador Dilemário Alencar (PROS) pediu explicações ao secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, sobre a instalação dos semáforos inteligentes, em Cuiabá, que ainda estão em fase de testes (começa a funcionar em definitivo no próximo sábado - 14/04), mas já foram criticados pelos condutores. O parlamentar cobrou a instalação de temporizador e afirmou que, sem eles, o equipamento é uma “armadilha de multas”. O principal trecho que tem tirado a paciência dos motoristas é na rotatória da Ponte Sérgio Motta, onde os sinais foram colocados.

Por conta disto, Dilemário usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão de quinta-feira (12), para defender a convocação do secretário para prestar esclarecimentos no parlamento municipal sobre o funcionamento e a forma de aquisição dos novos semáforos. Ele justificou que é necessária a ida o mais urgente possível de Antenor até a ‘Casa do Povo’.
 
O vereador apontou que a reclamação se dá pela ausência de temporizadores nos novos semáforos, a falta de informação quanto à forma eletrônica de registro de multas e da instalação em rotárias: “Tenho recebido muitas reclamações da ausência do temporizador que  orienta e mostra os segundos que faltam para abrir e fechar o sinal. A ausência do temporizador é um retrocesso, pois esse instrumento evita que o semáforo se transforme numa armadilha de multas e contribui para que haja segurança no trânsito”.
 
“Também, existem muitas reclamações sobre a colocação de semáforos na rotária da Avenida Beira Rio, próxima à ponte Sérgio Mota. Com essa iniciativa o engarrafamento de carros triplicou. Será que a idéia da Semob é colocar semáforos em todas as rotatórias? Acho que não é preciso, pois o condutor de veículo já está acostumado a parar para quem tem a preferencial”, completou Dilemário.
 
O parlamentar também quer saber como esta sendo pago o valor de R$ 15,4 milhões  para a aquisição dos  novos semáforos. Ele informou que a Semob não promoveu um processo licitatório, optou por aderir a uma Ata de Registros de Preços da  prefeitura de Aracaju (SE), onde foi escolhida a  empresa Semex S/A, com sede no México, para a instalação de semáforos em 121 cruzamentos da cidade de Cuiabá.
 
“Apesar de o Ministério Público estar investigando a forma como se deu o contrato assinado entre a Semob e a empresa Semex S/A, é salutar uma explicação a essa casa fiscalizadora dos atos do executivo do porque do alto valor de R$ 125 mil que vai custar em média para cada conjunto semafórico que está sendo implantado em  121 cruzamentos de vias urbanas da nossa cidade. Ademais, é preciso saber com está sendo a forma desse pagamento, a fonte originária do recurso e qual o prazo de vigência do contrato assinado  com a empresa Semex S/A“, pontuou Dilemário.
 
O líder do governo municipal na Câmara Municipal Lilo Pinheiro (PRP), solicitou ao vereador Dilemário que pudesse transformar o pedido de convocação do secretário Antenor Figueiredo em um convite, pois segundo Lilo, o secretário está à disposição para falar do assunto na tribuna da Câmara.
 
O vereador Dilemário aceitou a solicitação. Entretanto, pontuou que a vinda do secretário da Semob à Câmara para prestar esclarecimentos ocorra até a sessão ordinária da próxima quinta feira (19). Ao contrário, o vereador Dilemário informou que vai protocolar o seu requerimento de convocação.
Semáforos inteligentes
 
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
 
O novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
 
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas
 
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias
 
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)
 
- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho
 
- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho
 
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço
 
 - Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa
 
 - Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço
 
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa
 
 - Miguel Sutil x Boa Vista
 
- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)
 
- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)
 
- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei
 
- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos
 
- Avenida Beira Rio x São Cristóvão


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo