Política

09/07/2018 10:10 Folha Max

Acordo nacional pode levar PSD de volta para a base de Taques

Um acordo nacional entre o PSD e PSDB pode confirmar em breve o retorno da aliança dos dois partidos em Mato Grosso. Isso porque, o PSD nacional confirmou que as conversas entre as agremiações estão avançadas para apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a presidência da República. 

A assessoria da liderança nacional do socialdemocrata, Gilberto Kassab, confirmou as declarações do presidente regional do PSD, Carlos Fávaro, de que o partido tem liberdade para escolher o arco de aliança nas convenções estaduais. Porém, ponderou que as conversas do PSD com o PSDB em âmbito nacional pode resultar em nova orientação para que as siglas voltem a composição nas eleições.  

Uma orientação nesse sentido poderia causar um grande mal-estar  entre as siglas em Mato Grosso, que atualmente caminham em lados opostos. No entanto, os tucanos têm pressionado a sigla por meio dos membros que contam com força política nas regiões do estado.

A última conversa foi com o ex-deputado federal Roberto Donner que é um dos maiores empresários no norte de Mato Grosso. Segundo o PSDB, a conversa com ele está bem avançada para apoio a reeleição do governador Pedro Taques. Inclusive, Dorner tem sido cotado para ser candidato a vice do tucano.

Outro que defendeu desde o princípio o tucano foi o deputado estadual Gilmar Fabris, que aposta nas convenções para selar este acordo nacional. O parlamentar acredita que nas convenções, a vontade partidária terá que prevalecer. 

Em contrapartida, Fávaro vive uma celeuma, sendo que ele foi o primeiro a articular saída do partido da base governista, chegando a realizar uma série de criticas contra Taques. Ele lidera a parte de oposição do PSD e busca conversa com os pré-candidatos ao governo, senador Wellington Fagundes (PR) e o ex- prefeito Mauro Mendes (DEM).

Fávaro busca espaço para disputar uma vaga ao Senado.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo