Saúde

18/04/2017 08:21

Mais da metade dos cuiabanos tem excesso de peso

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que 56,4% da população de Cuiabá tem excesso de peso.

Segundo o estudo, divulgado nesta segunda-feira (17), a média em Cuiabá é maior que a nacional (53,8%). E a Capital é uma das seis com maior prevalência de excesso de peso.

 

Os dados inéditos fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais.

 

Segundo a pesquisa, o indicador aumenta com a idade e é maior entre aqueles com menor escolaridade.  E o Brasil está na transição da desnutrição para a obesidade.

 

Diabetes

 

O estudo também apontou o número de pessoas com diagnóstico médico de diabetes nas capitais.

 

Cuiabá tem 7,9% da população com a doença, enquanto a média nacional está em 8,9%. O Rio de Janeiro é a capital com a maior prevalência - 10,4% da população é diabética na capital fluminense.

 

Hipertensão

 

A pesquisa também mostrou o número de pessoas diagnosticadas com hipertensão nas capitais.

 

Cuiabá aparece com 24,9% da população hipertensa, número bem maior que Palmas, a capital com menor número de hipertensos. Lá, apenas 16,9% têm o problema.

 

A média para o Brasil é de 25,7%.

 

Em relação à obesidade, os homens têm menor incidência do que as mulheres. Já em relação a diabetes e a hipertensão, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

 

A pesquisa apresenta ainda dados referentes ao consumo regular de frutas e hortaliças, feijão, refrigerante ou suco artificial, à prática de atividade física no tempo livre, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e a dirigir alcoolizado.

 

Confira AQUI os dados da pesquisa.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo