Saúde

19/04/2017 14:29

Pacientes dormem em frente a posto de saúde em Cuiabá para pegar senha

Pacientes dormem em frente ao posto de saúde do Bairro Tijucal, em Cuiabá, para conseguir pegar uma senha para atendimento odontológico. Alguns colocam colchonetes na calçada e levam cobertores para se aquecer enquanto aguardam a distribuição das senhas.

Primeira da fila, a diarista Elma Pereira disse ter chegado às 14h30 de segunda-feira (17) para pegar uma senha na manhã de terça-feira (18). Ela passou horas e horas sentada em um banco de madeira para pegar a senha de atendimento. "É preciso chegar antes para conseguir vaga", afirmou.

A dona de casa Deunísia Pereira, que ainda se recupera de uma cirurgia na coluna, levou um colchonete para aguardar uma senha para a filha fazer consulta com um dentista. "Estou com dores, mas não tenho alternativa", afirmou.

A unidade possui uma área onde os pacientes poderiam aguardar, mas o portão fica trancado e só resta esperar na calçada.

A secretária de Saúde do município, Elizeth Lúcia de Araújo, afirmou que está sendo feito o planejamento para solucionar o problema das filas. "Esse tipo de situação vai contra tudo que pregamos sobre humanização. Já demandamos a contratação de um profissional odontólogo triagista para a realização do primeiro atendimento", explicou.

De acordo com a secretária, esse tipo de profissional deve ser contratado também para outras clínicas odontológica, pois o problema não é específico do Bairro Tijucal.

As contratações dos profissionais devem ser feitas até junho, de acordo com a secretária. Além disso, segundo Elizeth, outras soluções serão aplicadas para que os moradores não precisem mais dormir nas filas.

"Em pleno século XXI, com a informática à nossa disposição, não tem porque essas pessoas dormirem em filas", declarou.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo