Saúde

31/08/2017 14:51 OLHAR DIRETO

Incêndio de grande proporções já atinge 1.500 hectares em reserva do Sesc Pantanal

Dois focos de incêndio de grandes proporções estão se espalhando pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá). O Corpo de Bombeiros estima que até o momento, cerca de 1.500 hectares já tenham sido atingidos pelo fogo.

O incêndio na área foi identificado pela equipe da reserva no último dia 24, sendo um na divisa norte e outro na divisa sul, mas as causas ainda não foram identificadas. As principais hipóteses são referentes à coleta de isca na beira do rio, queimada de roça sem monitoramento, retirada do mel com fogo também sem monitoramento e até mesmo possibilidade de ação criminosa.


A expectativa é de que o combate deva continuar até, pelo menos, esta quinta-feira (31), já que as condições climáticas, como  temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar, não estão favoráveis para o cessar do fogo.


A equipe de combate conta com 25 brigadistas e 21 guarda-parques e auxiliares. Para as ações estão sendo utilizadas máquinas e equipamentos, tais como GPS, pás carregadeiras, tratores, caminhões-pipas e avião de monitoramento. A operação conta ainda com 13 militares do Batalhão de Emergências Ambientais, do Corpo de Bombeiros, munidos de três veículos Auto Rápido Florestal (ARF) e um avião de combate (lança água).


De acordo com os bombeiros, no setor norte o incêndio foi controlado na terça (29) pela confecção de aceiros que vão até o rio Cuiabá. Já a frente sul ganhou força nos horários críticos do dia, entre o meio dia e o fim da tarde. Cerca de 30 mil litros de água foram lançados na terça sobre incêndio e estima-se que até agora 1500 ha tenham sido atingidos pelo fogo.


A Reserva do Sesc Pantanal, que já teve aproximadamente 1% de seu território atingido pelo incêndio, abriga 80 espécies de mamíferos, 400 espécies de aves e 30 espécies de borboletas.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo