Saúde

08/09/2017 13:52 G1

Com calor intenso, Cuiabá só tem 21% dos ônibus coletivos com ar-condicionado

Apenas 21% dos ônibus coletivos que operam em Cuiabá possuem ar condicionado, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Dos 364 veículos que atendem a demanda do transporte coletivo na capital, 80 têm ar-condicionado. Nos últimos dias, a temperatura em Cuiabá tem atingido 40º C com frequência.

A prefeitura informou que a previsão é que 80% da frota seja equipada com ar-condicionado até o final da gestão do atual prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), em 2020. Até o final deste ano, cerca de 70 novos ônibus com ventilação devem passar a operar. Atualmente, a frota atende aproximadamente 240 mil passageiros por dia.

A demora em equipar os ônibus, segundo o diretor da Semob, Nicolau Jorge Budib, se deve à escolha da administração anterior em instalar elevadores em 100% dos veículos para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência. Segundo ele, ainda não foi possível atender as duas reivindicações dos usuários, pois foi dada preferência à acessibilidade.

O diretor da Semob explicou que a Semob pediu às empresas que detêm a concessão do transporte coletivo que comprem novos ônibus com ar-condicionado. Mas, de acordo com ele, isso não estava previsto em contrato, o que contribui com o problema. "Estamos sofrendo ainda porque esse contrato (de concessão) não atende a todas as necessidades”, disse.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo