Saúde

06/11/2017 16:33 Diário Da Serra

28 propriedades terão vacinação acompanhada em Tangará

Com vistas a manter o estado como área livre da Febre Aftosa, iniciou no dia 1º a segunda etapa da vacinação. Sendo essa, específica para animais de até dois anos. “Antigamente eram três etapas, mas foi eliminada uma delas. Agora acontecem uma em maio e uma em novembro. Como em maio foram os animais de mamando a caducando, agora será para animais com até dois anos”, informa Samuel  Francisco, responsável pela Unidade do Indea de Tangará da Serra, ao salientar que essa decisão ocorreu pelo fato de não haverem registros da doença no estado.


Segundo o responsável, o produtor tem do dia 01 a 30 de novembro para comprar e fazer a vacinação. E tem até o dia 11 de dezembro para comunicar sua aplicação.
“O produtor que deixar de comprar e vacinar o gado dentro do período, participa de uma vacinação compulsória. Ele é autuado e o Indea vai lá, acompanhar a vacinação”, destacou.


Samuel aproveita para frisar que todos os municípios devem realizar o acompanhamento de 2% das vacinações, que ocorrem de três formas: a oficial- realizada pelo Indea, a assistida- que o dono faz e os servidores do Indea  acompanham do início ao fim e a  fiscalizada- quando os servidores passam pelas propriedades fazendo esse acompanhamento. Sendo assim, em Tangará da Serra 28 propriedades foram selecionadas aleatoriamente e passarão por esse acompanhamento. “Então aqui em Tangará nós temos que acompanhar no mínimo, 28 propriedades, para isso, estamos notificando os proprietários para agendarmos o dia das vacinas”, pontuou.


Na oportunidade o responsável pela unidade aproveitou para lembrar os proprietários que, animais que forem vacinados devem obedecer prazos para serem transportados. Até um ano, se fez uma vacinação a Guia de Trânsito Animal (GTA) pode ser expedida após 15 dias. Animais com duas vacinações, até dois anos, sete dias. Acima de dois anos, um dia após a vacinação.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo