Saúde

13/11/2017 14:36 G1

Campanha de doação de sangue dará pulseira e pingente a doadores no Hemocentro de MT

Para evitar o estoque de sangue e incentivar a doação, o MT Hemocentro fará uma campanha na segunda (13) e terça-feira (14), em Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o doador que comparecer ao Hemocentro na Rua 13 de Junho, bairro do Porto, em Cuiabá, ganhará um brinde especial: uma pulseira com um pingente.

Uma joalheria da capital mato-grossense doou 400 brindes para a campanha. Segundo a SES, os meses de novembro e dezembro são os períodos mais preocupantes para o único banco público de sangue do estado, o MT Hemocentro.

Para prevenir a baixa no estoque, a direção do MT Hemocentro, em parceria com empresa do ramo de joalheria promove a campanha “Seu sangue vale ouro”.

Para a campanha de doação de sangue, a direção do MT Hemocentro espera receber pelo menos 200 novos doadores. A doação de sangue é mais rápida, demora em média 15 minutos. O doador deve ter idade entre 16 a 69 anos e estar bem de saúde.

Em novembro ocorrem dois feriados e dezembro tem as festividades de Natal e de fim de ano, além disso, é justamente nesse período que muitas pessoas tiram férias. Esses fatos acabam comprometendo o estoque que atende regularmente as unidades hospitalares de 141 municípios, inclusive os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, além de cinco hospitais entre público e particular.

A ideia da campanha é fazer com que as pessoas se tornem doadores e ajudem a manter o estoque do Hemocentro. Segundo a direção do MT Hemocentro, por mês a unidade recebe 100 doações por aférese. Cada doação de elementos do sangue, como plasma e plaquetas, equivale a oito doações de sangue. E uma bolsa coletada é doada a um paciente.

 

No período de janeiro a agosto de 2017 o MT Hemocentro registrou 39.882 candidatos a doador de sangue e, nesse mesmo período, a unidade coletou 29.862 bolsas de sangue.

O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e está localizado na Rua 13 de Junho, 1.055, Bairro Porto, em Cuiabá. Outra Unidade de Coleta de sangue na capital fica no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Av. General Valle, 192, e funciona das 7h às 15h30.

As pessoas que mais precisam de doações de componentes do sangue são: hemofílicos, portadores de câncer e de anemia, hemorragia grave por deficiência de plaquetas, pacientes com deficiência dos fatores de coagulação, ou para a produção de derivados do plasma e hipofibrinogenia, disfibrinogenia, deficiência do Fator XIII, pacientes com deficiências do sistema imunológico, tratamento após exposição a alguns agentes infecciosos e queimaduras, hipoalbuminemia, hemorragia e choque.

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo