Saúde

04/12/2017 15:03 RDNews

Sinop terá unidades de diagnóstico de câncer do Hospital de Barretos na região

Por meio de uma parceria privada entre empresários da região Norte do Estado, Sinop será contemplada com uma unidade fixa e outra móvel, de diagnóstico de câncer do Hospital de Barretos.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população feminina com idade entre 25 e 69 anos, na região chega a 168 mil. A previsão é de que aproximadamente três mil exames de mamografia e outros três mil de papanicolau, que previne o câncer no colo do útero, sejam realizados mensalmente.

A unidade móvel será montada em uma carreta que percorrerá os bairros da cidade, bem como cerca de 32 municípios da região. Ela será equipada com um mamógrafo, aparelho de ultrassom, uma mesa de exames e uma recepção.

Já na unidade fixa que deve começar a ser construída em 2018, serão constatados os diagnósticos realizados nas mulheres. Haverá também uma central de agendamento para que elas possam ser atendidas. O custo estimado para a obra é de R$ 26 milhões.

De início, apenas será feito o diagnóstico e não o tratamento, contudo, conforme Anna Letícia Yanai, que é pediatra e hematologista, as mulheres que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para médicos especializados em Sinop, bem como Cuiabá e até mesmo para Barretos (SP).

“A intenção é que as mulheres se tratem na sua região. Temos médicos oncologistas no município, que são habilitados para o tratamento do câncer, então essas mulheres serão encaminhadas para a nossa ala de oncologia e para o futuro hospital”. Atualmente, além de Barretos, o Hospital do Câncer possui unidades em Jales (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Juazeiro do Norte (BA) e Campo Grande (MS).


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo