Saúde

01/03/2018 09:17 Diário de Cuiabá

Vacina contra tuberculose está em falta em Cuiabá

A vacina BCG, que imuniza crianças e adultos contra a tuberculose, está em falta em boa parte dos postos de saúde, localizados em Cuiabá. Com o estoque baixo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem fazendo um racionamento da distribuição do imunobiológico até a chegada de novas doses, prevista para acontecer ainda na primeira quinzena de março próximo. 

De acordo com informações da SMS, o desabastecimento das unidades não é um problema local, mas vem ocorrendo em todo país por conta da mudança no laboratório produtor e que passará a fornecer as doses ao Governo Federal. 

Com a mudança, a vacina precisou passar por uma série de análises. Agora, conforme a SMS, a previsão é de que ainda na primeira quinzena de março esteja disponível à população cuiabana. A quantidade de doses que serão enviadas para a capital não foi informada. 

Até lá, a dica é que para que os pais e responsáveis procurem a unidade e verifiquem se ainda tem a BCG, que previne contra a tuberculose e é uma das principais vacinas do calendário infantil, sendo recomendada para bebês 30 dias após o nascimento. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. 

Até o ano passado, Mato Grosso e Cuiabá ocupavam, respectivamente, o 8º lugar entre os estados e as capitais com maior número de casos da doença do país.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo