Saúde

02/03/2018 17:22 Diário Da Serra

ESCOLAS TERÃO CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE

Com o início do ano letivo, o Ministério da Saúde promoverá em 40 mil escolas públicas do país, a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomoseslogan: “Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar”, para diagnóstico de doenças que possuem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).


A estratégia ocorrerá em 2,7 mil municípios brasileiros que aderiram à ação e envolverá mais de oito milhões de alunos, de 5 a 14 anos de idade. As atividades serão realizadas até o dia 30 de junho.


Em Tangará da Serra, profissionais da Saúde se reunirão na próxima semana para programar o calendário de ações que serão realizadas no município. De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica, Gicely Zanata, as atividades acontecerão em todas as escolas públicas de Tangará da Serra.


“Vamos ao encontro dos alunos que estão num local que é familiar para eles, facilitando a abordagem para realizar ações educativas e identificando precocemente essas doenças”, observou a coordenadora, destacando que a campanha envolverá profissionais da educação e os que atuam no SUS, em especial os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município.

“As atividades serão as mesmas do ano passado, iremos nas escolas entregar formulários para as crianças preencherem, apontando se tem alguma mancha ou se tem histórico da doença na família. Havendo suspeita, o aluno será encaminhado para triagem, e caso haja confirmação, já inicia o tratamento”, disse.


O lançamento da campanha nacional será dia 06 de março na Escola Estadual Professor Jercy Jacob, em Várzea Grande, Mato Grosso.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo