Saúde

14/05/2018 14:23 OLHAR DIRETO

Caravana da Transformação realiza mais de 61 mil cirurgias oftalmológicas

A 13 ª edição da Caravana da Transformação, em Cuiabá, realizou 61,252 cirurgias de catarata, pterígio e yag laser realizada no Estado. Ela teve inicio do dia 16 de abril e foi finalizada na última quinta-feira (10). Neste período, mais de 74 mil pessoas passaram pela Arena Pantanal.

Conforme assessoria da pasta, em 24 dias de atendimento foram realizadas 11.964 cirurgias de catarata, 735 de pterígio e 1.411 de yag laser, reduzindo drasticamente a fila de espera por cirurgias oftalmológicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Entre os dias 23 e 28 de abril, os “Dias D”, mais de 31 mil atendimentos de cidadania foram prestados na caravana (veja em detalhes aqui). Os números expressivos consolidam a iniciativa do Governo do Estado como o maior programa de saúde e cidadania de Mato Grosso.
 
“Com o passar das edições, conseguimos efetivar a Caravana como um projeto eficiente, inovador e que fez com que as ações de saúde chegassem a população em todos os cantos de Mato Grosso. É um trabalho constante e não medimos esforços para oferecer o melhor atendimento”, ressaltou o coordenador-Geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira.
 
Além da capital, foram beneficiados os municípios de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.
 
“Criamos a Caravana da Transformação em 2016 com o objetivo de zerar a espera por um cirurgia oftalmológica e cumprindo o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás. Veja que há estados onde as cirurgias de catarata são a maior demanda em saúde e conseguimos superar isso em Mato Grosso”, disse Taques.
 
Acompanhamento
 
Após o término da Caravana, os pacientes submetidos à cirurgia de catarata continuam sendo acompanhados pela equipe de saúde e precisam atentar para o dia e horário agendado para as consultas pós-operatórias. Além disso, devem seguir com a mediação e os cuidados orientados (saiba mais aqui).
 
Os atendimentos pós-operatórios de 30 dias ocorrem entre os dias 2 e 10 de junho, nas carretas ambulatoriais localizadas no Portão G da Arena Pantanal, em Cuiabá. Nesta consulta, o paciente passa por uma série de exames clínicos e diagnósticos para avaliar a sua evolução e, caso esteja apto, recebe a alta médica.
 
Caso não receba alta, o paciente é encaminhado para a Unidade Fixa em Várzea Grande para continuar o acompanhamento médico. O Governo do Estado disponibiliza ainda um canal de atendimento para esclarecer dúvidas e registrar intercorrências.  O telefone é o 0800 770 7011, a ligação é gratuita e o funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
Iniciada em 2016 a Caravana da Transformação passou pelos municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Porto Alegre do Norte, Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Tangará da serra, Rondonópolis, Cáceres e Cuiabá.
 
A 14ª edição da Caravana será realizada entre os dias 21 de Maio a 2 de Junho, no Estacionamento do Estádio Gigante do Norte, em Sinop (a 500 Km de Cuiabá). O processo de regulação de pacientes está sendo feito em parceria com as secretarias dos municípios beneficiados nesta edição.
 
Entre eles, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã e União do Sul. A previsão é de que nesta edição sejam realizadas mais de 5 mil cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.
 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo