Saúde

06/06/2018 10:39 Folha Max

Estado vai capacitar tutores da Capital em doenças crônicas

Nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde dará inicio ao primeiro módulo da capacitação continuada para os servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá sobre autocuidado em diabetes com uma visão multidisciplinar. A atividade conta com o apoio técnico da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da SES/MT, da área técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, do CERMAC (Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade), do CEOPE (Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais) e da ESPMT (Escola de Saúde Pública do Estado).

A capacitação será realizada, das 8h às 12h, no auditório do MT Hemocentro e cada turma terá a participação de 35 profissionais, entre médicos que trabalham no Programa Saúde da Família, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). “A cada mês serão formadas duas turmas de tutores que vão assumir em sua unidade de trabalho a responsabilidade pela educação continuada”, informou Celma Lucia Rocha Alves Ferreira, responsável técnica pela prevenção e controle do diabetes.

De acordo com Lúcia Rocha Ferreira, após a capacitação, os novos tutores serão supervisionados até que consolidem a prática na sua rotina de trabalho na rede básica de saúde de Cuiabá.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam uma estimativa de 7,9% de diabetes entre adultos acima de 18 anos de idade. Em todo o Estado, a estimativa está entre 8,5% a 9% entre o mesmo público. A alta estimativa se deve principalmente a ocorrência de obesidade.

A previsão da SES/MT é até o mês de março de 2019 concluir a capacitação para profissionais de saúde do município de Cuiabá nas regionais de saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo