Saúde

13/06/2018 15:22 OLHAR DIRETO

Homem denuncia falta de água e comida a vítima de AVC atendida no Pronto-Socorro

Um homem registrou boletim de ocorrência na última terça-feira (12), para denunciar suposto descaso no atendimento médico que sua esposa estaria sofrendo no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Enedina Gonçalves Ferreira, 62 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internada na ala vermelha desde o último dia 7, sem água e comida.

A denúncia foi feita pelo marido da vítima, Antenor Alves Ferreira. A família é do município de Porto Alegre do Norte (a 1.143 quilômetros de Cuiabá) e veio para a capital para acompanhar Enedina. De acordo com o boletim de ocorrência, Enedina havia dado entrada na última quinta-feira (7), em decorrência de um AVC, que havia sofrido dois dias antes.


Segundo o marido, ela estaria com a cabeça inchada e somente após dois dias que deu entrada no PSM a sonda chegou a ser colocada. Entretanto, a sonda estaria vazia, sem água, nem alimento.
 
Indignado com a situação, Antenor fez uma reclamação na ouvidoria do PSM e somente na última segunda-feira (11) o soro simples, água e alimentação haviam sido inseridos na sonda. Conforme o marido, sua esposa teve uma piora no quadro por conta do descaso no atendimento.
 
Embora Enedina esteja recebendo alimentação, o marido alega que não é a mesma que consta do prontuário. Por conta disso, Antenor e sua filha estariam “vigiando”, pois a falta de atendimento correto teria colocado em risco a vida de sua esposa.
Na ocorrência ele também faz uma apelo para que as autoridades tomem conhecimento do fato. 
 
Outro lado
 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio de sua assessoria de imprensa, disse que pelo que consta no prontuário, todos os procedimentos realizados ocorreram dentro da normalidade, mas disse que vai fazer uma investigação para apurar qualquer irregularidade que tenha acontecido.
 
Veja a nota na íntegra:
 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a senhora Enedina Gonçalves Ferreira sofreu um AVC no dia 05/06 e veio regulada do município de Porto Alegre do Norte para a Sala Vermelha do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. De acordo com o prontuário da paciente, ela chegou no dia 07/06 e no mesmo dia passou pela avaliação do neurologista, fez tomografia de crânio.


No dia 08/06 ela repetiu a Tomografia de crânio. No dia 10/06, a mando do médico, a enfermeira passou a sonda nasointeral na paciente. De acordo com o prontuário, nos dias 07, 08, 09/06 a paciente foi alimentada normalmente, pela boca, apesar de estar bastante fraca. No dia 10 foi constatada a necessidade de alimentação pela sonda.


A diretora do PS, Dra. Zamara Brandão disse que, pelo o que está escrito no prontuário, todos os procedimentos realizados ocorreram dentro da normalidade, mas disse que vai fazer uma investigação para apurar qualquer irregularidade que tenha acontecido e tomar as providências cabíveis. A diretora já conversou com o marido da paciente, Sr. Antenor, e se colocou ainda à disposição da família para qualquer tipo de esclarecimento.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo