Saúde

Saúde Bucal 09/07/2018 08:48 Regina Botelho / Redação

Várzea Grande conta com novo conceito em odontologia

O Centro Odontológico, “Joaquim Mendes Carvalho (Quincas)”, inaugurado este ano em Várzea Grande, já atendeu mais de mil pessoas em diversos tipos procedimentos odontológicos.

Segundo a gerente clínica odontológica, Andréa Coelho, a prefeita Lucimar Campos, não tem medido esforços para que a condição de trabalho seja a melhor possível para o profissional e para o paciente.

“O centro odontológico da Várzea Grande tem com proposta centralizar o atendimento visando melhorar a sua gestão para que munícipes possam ter mais qualidade no atendimento”, frisa a gerente.

Cerca de 100 pessoas por dia na unidade odontológica. Andrea explica que o Centro conta com 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 22 profissionais dentistas à disposição da população. “São cinco especialidades para atender desde uma criança a idosos, como a dentística clínica (restauração), periodontia básica (gengiva), endodontia (canal), pediatria e cirurgias menores como extrações e remoções de raiz”.

Na clínica são oferecidos como tratamento de cárie, canal, cirurgia, aplicação de flúor, escovação, limpeza e diagnóstico de câncer bucal.

Para a prefeita Lucimar Campos, Várzea Grande deu um grande passo no atendimento de saúde ao expandir a rede da atenção básica para a área bucal. “A saúde tem de ser vista e promovida como um todo. No local o tratamento é oferecido de maneira integral e gratuita, inclusive para crianças. São cinco especialidades que deverão amenizar, e porque não, resolver problemas pontuais da nossa população que depende dos serviços públicos. E o melhor todos os profissionais que trabalham aqui têm especialidade na área de atuação. É um atendimento realmente diferenciado e de excelência”, comentou a prefeita.

Conforme explica Andrea Coelho, o Centro Odontológico não é uma unidade de portas abertas. O atendimento é regulado a partir das unidades de saúde que formam a atenção básica no Município. “Essas unidades agendam os atendimentos aqui no Centro e partir da primeira consulta toda a necessidade do paciente e avaliada e se necessário, ele segue para o que chamamos de consultas subsequentes, até a conclusão total do tratamento”.

Além do Centro Odontológico, “Joaquim Mendes Carvalho (Quincas)”, as unidades básicas de saúde, as antigas policlínicas continuam o atendimento. “Várzea Grande conta com cinco unidades de odontologia que funcionam nas policlínicas, uma na UPA Ipase para o atendimento de urgência nos caso de dor. A população conta com atendimento 24 horas de emergência, e politraumatizado são feitos pelos bucomaxilofacial no Pronto Socorro no regime de 24 horas e ainda temos o consultório de rua e um dentista no sistema prisional”, ressalta a gerente.

Levantamento feito pela unidade comprova que desde a inauguração(abril) até o momento foram agendados 961 pacientes sendo 546 pacientes concluídos. Os agendamentos estão sendo feito na primeira semana do mês.

O atendimento

O centro odontológico atende de segunda à sexta das 7h:30 às 17h:30. Estão realizando os encaminhamentos e agendamentos as unidades de saúde de Várzea Grande localizadas nos seguintes locais: Jardim Glória, Jardim Imperial, Água Vermelha, Passagem da Conceição, Vila Arthur, 24 de Dezembro, Capão Grande, Souza Lima, Água Limpa, Nossa Senhora da Guia, Marajoara, Ouro Verde, São Mateus, Limpo Grande, Cristo Rei e da cohab Cristo Rei, Manga, Unipark e Parque do Lago, e ainda no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Centro Odontológico de Várzea Grande está localizado no Centro da cidade, na esquina entre a Avenida Filinto Müller e Rua 24 de Maio.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo