Saúde

28/09/2018 09:02 Prefeitura Cuiabá

Prefeitura inicia retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Várzea Grande iniciou a ação de retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde. De 15 obras paralisadas - em gestões anteriores- estão sendo retomadas 8 que possuem a anuência dos órgãos fiscalizadores, Ministério da Saúde e Conselho Municipal de Saúde.  A prefeitura iniciou processo de licitação, e foi autorizada a dar inicio a obra da UBS localizada no bairro Aurília Salles Curvo.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, assinou na manhã desta terça-feira (25), ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação e responsável por finalizar os serviços em um prazo de 120 dias, inicie imediatamente a obra. O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil entre recursos do Ministério da Saúde e próprios do município.

“Estamos retomando essa importante obra para melhorarmos o atendimento da saúde na cidade. Vamos intensificar a fiscalização para que o cronograma seja cumprido e em breve o equipamento público possa ser utilizado pela população. Infelizmente deixaram este grande gargalo para a nossa Gestão, o que já estamos resolvendo, porém só vamos fazer dentro da ordem jurídica e o que os órgãos de controle determinarem. O que estamos fazendo é recuperando a cada dia nossa saúde pública, com obras, reformas, aquisição de medicamentos e insumos hospitalares. A Rede do  Sistema Único de Várzea Grande está fortalecida, e abastecida. Temos equipes de  Recursos Humanos fortes e acima de tudo bem qualificadas para bem atender a nossa população”, disse a prefeita.

Segundo o secretário Municipal de Saúde Diógenes Marcondes, destas 8 unidades que o município está retomando as obras, uma do Ouro Verde já está em pleno funcionamento. Agora é seguir com os processos licitatórios e gradativamente retomando obras autorizadas. “ Esta Unidade vai atender em sua abrangência os bairros Aurília Salles Curvo, Vila União, Flôr do Ipê e Cohab Jayme Campos, o que corresponde a mais de 6 mil famílias morando nestas comunidades.Vamos desativar, quando esta obra ficar pronta, a UBS do Jardim União, porque esta nova unidade vai  absorver toda a demanda. A unidade do União será desativada por problemas de comprometimento na  infraestrutura do prédio. Por enquanto a UBS do União está funcionando em um prédio alugado, para não deixar a população desassistida, localizado no loteamento Hélio Ponce, na Avenida das Graças, lote 04 e 05, no Cristo Rei. A retomada de obras de UBS de Várzea Grande faz parte do programa de valorização da saúde do  município e representa todo o esforço feito pela atual gestão para proporcionar à população uma saúde de alta qualidade, garantindo mais eficiência aos serviços prestados”, reafirmou Diógenes Marcondes.

O gestor lembrou, ainda, que, em paralelo às obras da UBS, se encontram em andamento os serviços de conclusão de reforma do Hospital e Pronto Socorro e construção de mais uma unidade de Pronto Atendimento 24h Upa do Cristo Rei. Obras que marcam avanço significativo no setor de saúde do município. 

A servidora da UBS do Jardim União e moradora do bairro Aurília Curvo há mais de dez anos, Denilbe Cristina Arruda, comentou sobre a facilidade de acesso aos atendimentos, após a implantação dessa UBS, e também passará a trabalhar na unidade próxima de sua casa. “Foi muito boa a iniciativa da prefeitura em retomar a obra, tão importante para as famílias da região, pois quando começar a funcionar  haverá equipes de médicos da saúde da família  e equipes de dentistas, e por isso vamos sendo mais valorizados, em poder atender em um prédio novo, modelo padrão com toda a infraestrutura necessária. Vai otimizar e muito as necessidades de saúde de todas as comunidades que serão assistidas”.

Para a presidente do bairro Aurília Curvo, Milene Peralta, a obra e de suma importância para todos. “ Vamos entrar o ano de 2019 com pé direito, com obra nova e uma unidade de saúde em pleno funcionamento. Todos nós tínhamos muita expectativa sobre a solução para esta unidade que estava paralisada, e hoje já com a obra sendo retomada. Além desta unidade de saúde em nosso bairro está sendo construída uma nova creche, o que vai melhorando a qualidade de vida da nossas comunidades”, comemorou.

Diógenes Marcondes explica ainda que as Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços de acompanhamento à população e prevenção e promoção da saúde como campanhas de vacinação, consultas de pré-natal e de cuidados com a saúde de diabéticos e de hipertensos, além dos reforços da Saúde Preventiva, com a disposição de médicos da família e consultórios odontológicos. “Várzea Grande passou por um processo de reorganização da sua Rede de serviços, e apresenta experiência consolidada como resultado dessa  reorganização do modelo assistencial com base em uma atenção primária à saúde fortalecida. A retomada destas unidades fortalece  a Rede SUS, e consequentemente teremos uma população bem assistida e consequentemente mais saudável”. 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo