Saúde

01/10/2018 09:54 G1

Em MT, campanha 'Outubro Rosa' será lançada neste domingo no Parque das Águas

A campanha “Outubro Rosa”, realizadas todos os anos e que visa a conscientização de homens e mulheres para a importância de exames e descoberta precoce do câncer de mama, será lançada, neste domingo (30), a partir das 19 horas, no Parque das Águas, em Cuiabá.

Ao longo do mês, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (Mtmamma) realiza várias atividades envolvendo o tema.

O lema escolhido para este ano é “para todas as gerações o importante é a prevenção”, reforçando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

A abertura da campanha contará com a presença do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Criada em 2009, a Mtmamma - amigos do peito é uma entidade pública sem fins lucrativos, formada por voluntários e assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados e doações.

A entidade também recebe a colaboração de profissionais para realizar atividades gratuitas como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia.

A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do estado, que busca resgatar a autoestima da mulher diagnosticada com câncer nos seios.

Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, em Cuiabá.

Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo