Saúde

03/10/2018 10:31 Prefeitura de Várzea Grande

'Outubro Rosa' intensifica serviços de prevenção à saúde da mulher em Várzea Grande

Começou nesta terça-feira, 02, em Várzea Grande, as ações voltadas para a Campanha “Outubro Rosa”. A abertura dos trabalhos nas unidades foi realizada na manhã de hoje, no Programa Saúde da Família-PSF do Vila Arthur. Na sexta-feira, dia 5, acontece um ato simbólico em frente ao Paço Municipal, o ‘Abraço Rosa’. O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, várias ações serão realizadas com a oferta de exames de prevenção que serão intensificadas. A meta é fechar o ano com mais 9 mil exames de prevenção em todo o município.

Na abertura das ações que serão desenvolvidas durante todo o mês, houve palestras, entrega de brindes, café da manhã e depoimentos . Um deles, foi o de Rosimeire Campos que ao receber o diagnóstico de câncer de colo do útero, descobriu também a gravidez de apenas 2 meses. Mesmo com todos os desafios e perigos que ofereciam todo esse caminho de gestação, Rosimeire conseguiu levar a gravidez até o final e posteriormente começar o tratamento contra o câncer, que segundo ela não foi nada fácil.

Graças ao apoio de toda a equipe do PSF que superei o câncer

“Quando eu recebi o diagnóstico foi um choque, não só pra mim mas pra toda a minha família. Devido aos vários exames no qual eu fui submetida, veio a descoberta da gravidez. Graças a Deus e a equipe  toda do PSF do Vila Arthur que tanto me ajudou nesse doloroso momento, eu pude superar tudo isso, ter a minha filha e fazer o tratamento contra o câncer. Hoje vejo a importância do exame preventivo, eu poderia não ter tido a mesma sorte. Todo ano eu fazia o exame de CCO, mas na única vez que deixei de fazer, veio essa triste noticia”, diz a paciente do PSF do Vila Arthur. 

Assim como Rosemeire, temos várias outras pacientes que tiveram o diagnóstico de câncer através do preventivo, foram submetidas ao tratamento e curadas. Essas pacientes geralmente são acompanhada pelas unidades, fazem exames regularmente para garantir que as células cancerígenas não voltem a se desenvolver.      

O Outubro Rosa incentiva as mulheres a fazerem o auto-exame, para assim poder detectar precocemente a doença e obter o tratamento e a cura do câncer de mama. Além do ‘Abraço Rosa’, a cidade de Várzea Grande traz extensa programação em toda a rede de saúde municipal. 
O enfermeiro responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Franz Muller disse que  “Cada Unidade de Saúde vai realizar a programação de acordo com a demanda local. A nossa recomendação é que as mulheres façam os exames clínicos rotineiros, capazes de detectar a presença ou não de nódulos nos seios, mesmo que sejam pequenos ou indolores. Quanto mais rápido a detecção, maiores são as chances de cura”, afirmou Franz. Recomendando ainda que todas as unidades estão estruturadas e orientadas para orientar as pacientes e proceder a esse atendimento especial durante todo o mês de outubro.

Confira a programação do Outubro Rosa em VG:
Outubro Rosa no Paço Municipal:
10 de Outubro – Abertura Oficial do Outubro Rosa no município de Várzea Grande,com parcerias das secretarias municipais  de Saúde, Assistência social, Educação, Cultura e Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Serão realizadas na praça do paço municipal atrações como: Banda municipal;apresentação de dança do Outubro Rosa pelo grupo juventude ativa,apresentação de dança carimbo e siriri do grupo da EMEB Honorato Pedroso de Barros, entrega de mudas pela equipe de meio ambiente, além da presença do médico Especialista da Saúde da Mulher, onde será dado orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e câncer de útero.

PSF Bairro Unipark:
Dias 02, 10, 17 e 25: A partir das 08h.  Consultas médicas, solicitação de mamografia, rastreamento de câncer de mama, educação em saúde, sobre CA de mama e Útero, solicitação de mamografia, Coleta de C.C.O e  oferta de Teste rápido para sífilis.

Centro de Saúde COHAB Cristo Rei:
De 03 a 20 de Outubro: Atividades educativas sobre as temáticas, sorteio de brindes, solicitação de mamografia e coleta de C.C.O. Consultas médicas, solicitação de mamografia, rastreamento de câncer de mama, educação em saúde, sobre CA de mama e Útero, solicitação de mamografia, Coleta de C.C.O e  oferta de Teste rápido para sífilis.
Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia: 

De 02 a 19/10: Coleta de CCO na Escola Estadual Vanil Estabelito no período noturno. Palestra em sala de espera. Coleta de CCO no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande- (PSMVG). Oferta de teste rápido de Sífilis para todas as mulheres que fizerem o preventivo. Coleta de CCo no PACS
PSF Bairro Jardim Manaíra:

De 02 à 31 de outubro a partir das 8h:Palestra, Roda de Conversa, sorteio de brindes, agendamento de mamografia e coleta de CCO. 
Durante todo o mês de Outubro haverá consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.
PSF Bairro Jardim União:Dia 10 de outubro - das 8h às 10h30 
Palestras sobre o Câncer de Mama e café da manhã para as mulheres. 
No decorrer do mês de outubro terão atividades educativas sobre as temáticas que envolvem os vários tipos de cânceres, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro Capão Grande:Dias 02, 05, 10 e 17 de Outubro - a partir das 8h: Palestra com medica da unidade. Oferta de mamografia. Oferta de teste Rápido para Sífilis. Agendamento de preventivos. Outubro Rosa no Frigorifico Pantanal com coleta de CCO das funcionárias do administrativo, juntamente com palestras da equipe do Hemocentro, sobre doação de sangue. E coleta de Preventivo.

PSF Bairro Souza Lima:Dia 04 de Outubro – A partir das 8h. Palestras sobre o Câncer de Mama e café da manhã para as mulheres. 
No decorrer do mês de outubro terão atividades educativas sobre as temáticas, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde. 

PSF Bairro São Matheus: Dia 02, 16, 18, 24 e 30. Palestras sobre Câncer de mama e  Colo Uterino na comunidade e Empresa Vide Plast e coleta de CCo das Funcionárias – Matutino. Palestra de Prevenção na Igreja Católica. Atividades educativas sobre as temáticas. Consultas médicas. Solicitação de mamografia, rastreamento de câncer de mama e intensificação na coleta de C.C.O. Pedido de mamografia e oferta de teste Rápido de Sífilis.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo