Saúde

03/10/2018 17:08 OLHAR Conceito

Médica responde: Açaí é saudável ou engorda?

O açaí é uma fruta extremamente saborosa, fonte de substâncias benéficas para o nosso corpo. De alguns anos para cá, essa fruta ficou muito famosa na gastronomia do nosso país.

Nativo da Amazônia, a fruta é rica em vitamina E, B1 fibras, cálcio, magnésio, potássio, além de elevado teor de antocianinas (antioxidantes), capaz de favorecer a melhora dos níveis de colesterol. É também rico em ferro, sendo capaz de melhorar níveis de anemia ferropriva (por deficiência de ferro), onde a quantidade de ferro encontrada em 100g de fruto é de 1,5 mg.


Estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL, pois a gordura presente no açaí é semelhante à encontrada no azeite de oliva, onde grande parte de gorduras são monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%).  O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser parcialmente controlado ou prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras, sendo pobre em carboidratos, baixo índice glicêmico, não causando picos de glicemia.


A polpa da fruta não é calórica, pois 100 gramas do fruto possuem 70 calorias. O que aumenta o teor calórico é o xarope de guaraná, frutas, paçoca, leite em pó, leite condensado e até o próprio açúcar que são acrescentados na polpa para que ela fique mais doce.


Por se tornar altamente calórico, pode ser usado em atletas que praticam atividades físicas intensas e de longa duração, afinal possuem um gasto calórico elevado e necessitam de um aporte de calorias maior.
Repõe o índice de glicose rapidamente após a prática de exercícios, quem está de dieta para emagrecimento não deve exagerar.


Alimentos ricos em gorduras, possuem um esvaziamento gástrico mais lento, dando muito mais saciedade. Deve ser ingerido entre 100g a 300g ao dia, dependendo de sua composição corporal. Agora, pessoas que treinam MAIS de 1 hora e meia por dia, podem sim, fazer uso de uma porção pequena DURANTE o treino para repor suas energias. Lembrando que não devemos adicionar leite condensado, leite, paçoca, chantilly, entre outros. Adicionaremos de preferência: granola light ou aveia, chia, farinha de linhaça, whey protein.


Se você é um dos apaixonados por essa frutinha, pode usá-la como sua refeição “lixo”, aquela única refeição que você fará durante sua semana de dieta. Só tome cuidado para não ingerir em excesso, afinal uma porção de 200 g de açaí puro sem açúcar ou xarope tem em média de 150 kcal, se adicionar xarope de guaraná em 200 g de açaí, aumenta para em média 350 kcal a porção.


Imagine quando adicionada xarope de guaraná + banana + granola (média de 600 kcal). E se for uma porção de 500g de açaí, mais todos os ingredientes, já fez as contas?


Fique atento ao que você pede para adicionar ao seu açaí. Ele pode não deixar de ser saudável, mas cada porção pode chegar a ter até 1000 calorias.

 


*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.


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