Saúde

01/11/2018 16:41 Folha Max

Banheiro do PS de Cuiabá é lavado com água do vaso

Uma funcionária do setor de limpeza do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá foi filmada utilizando água de um vaso sanitário para lavar um banheiro da unidade de saúde. A ação foi registrada em vídeo por um familiar de paciente internado no local e o vídeo divulgado nas redes sociais. A situação coloca em risco a saúde de pacientes, acompanhantes e funcionários diante do alto risco de contaminação por bactérias.

A gravação viralizou em grupos de WhatsApp e gerou protesto e indignação em milhares de pessoas que continuam compartilhando o vídeo e cobrando providências.

“#OLHEM_COM_ATENÇÃO. Pronto Socorro de Cuiabá. Olhem onde a funcionária pega água pra lavar o banheiro. Pronto Socorro cheio de pacientes imune a bactérias. Saúde de MT pede SOCORRO”. Esta é uma das mensagens compartilhadas junto com o vídeo enviado à reportagem do .

Não está claro a data exata em que o vídeo foi feito, mas passou a circular em aplicativos de celulares na noite desta quarta-feira (31).

O vídeo tem duração de 1 minuto e 2 segundos e mostra que foi gravado por um homem. Para não chamar atenção da servidora, ele conversa com outra pessoa que está ao lado e simula estar vendo um vídeo no celular e fazendo comentários sobre o mesmo. Na verdade, estava registrando a ação da funcionária.

Enquanto isso, a servidora continua utilizando água do vaso sanitário para jogar nas paredes do banheiro. Ela não se preocupa age de forma tranquila sem qualquer preocupação com as pessoas que estão ao redor dentro da sala que acredita ser uma das enfermarias do Pronto-Socorro com camas que recebem pacientes, inclusive ao lado da porta do banheiro.

Num determinado momento da gravação é possível ver que passa alguém com um jaleco branco que acredita-se que seja um médico, mas ele também não intervém na ação da servidora.

Outro lado

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, confirmou que o fato foi registrado dentro do Pronto-Socorro da Capital e informou que a servidora era terceirizada e já foi demitida.

Confira a íntegra da nota divulgada pela assessoria:

Em relação à questão da servidora terceirizada que foi filmada lavando um dos banheiros do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá com água do vaso sanitário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa por meio do Secretário Adjunto de Planejamento e Operações da SMS, Milton Corrêa da Costa Neto que ao tomar conhecimento do ocorrido, imediatamente comunicou a empresa terceirizada que presta os serviços de limpeza na unidade para que a mesma tomasse as devidas providências. A terceirizada retornou o contato comunicando que a funcionária foi exonerada.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo