Saúde

05/11/2018 15:35 Midia News

Hemocentro convida população para doar sangue

O Hemocentro de Mato Grosso convida servidores e magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) e também a população para doar sangue nesta terça-feira (06), quando ocorrerá a última etapa da Campanha de Doação de Sangue 2018, realizada em parceria com o TJ.

O ônibus do Hemocentro estará estacionado no estacionamento principal da Instituição e receberá doadores das 8h às 16h.

A enfermeira responsável pela campanha no TJ, Priscilla Daleff, destaca que é importante que as pessoas que estejam se sentindo bem participem da ação.

“A campanha do Hemocentro é habitual, tendo em vista a necessidade contínua das bolsas de sangue na rede pública. Historicamente, sabemos que neste período de feriados haverá mais necessidade, pois aumentam as viagens e as possibilidades de acidentes.”

Antes da doação, é realizada uma triagem para aferir a condição de saúde do doador. Inicialmente, para participar basta estar alimentado, ser maior de 18 anos, pesar mais de 51 quilos, não ter ingerido bebidas alcóolicas nas últimas 12h e ainda não ter se vacinado nas últimas semanas.

É necessário documento oficial com foto, pois crachá não será aceito. Também podem doar adolescentes entre 16 e 17, com a presença de um dos pais; doadores contínuos até os 69 anos; e, caso seja a primeira doação, pessoas até 60 anos.

A assistente de capitação de sangue do MT Hemocentro, Magda Matos, ressaltou que o procedimento é tranquilo, rápido e ainda vai salvar vidas.

“O hemocentro precisa de estoque para esses feriados prolongados que estão por vir. Para aqueles que não conseguirem fazer a doação nesse dia temos o atendimento de segunda a sexta-feira e no MT Hemocentro. Serão disponibilizados 40 senhas no ônibus hemocentro, 20 no período matutino e 20 no período vespertino”.

Magda destaca ainda que todo o sangue recolhido pelo Hemocentro ajuda as pessoas que estão internadas ou chegam em estado de emergência nos hospitais públicos de Mato Grosso e, às vezes, também os particulares.

O servidor do Protocolo-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Jândir Marques Fontes, doador de sangue desde 1972, ressaltou que essas campanhas são ótimas.

“Essa campanha vem para ajudar a promover a doação entre os mais novos, sem contar que muitos servidores e familiares estão precisando de doação, sempre vejo comunicados internos, eu sempre doei e espero ter ajudado a salvar muitas vidas”.

Na quinta-feira (08) a campanha seguirá para o Fórum de Cuiabá, das 8h às 16h. Nos dois locais são aceitos todos os tipos de sangue, já que todos são necessários.

Mais informações entrar em contato com o MT Hemocentro: (65) 3623-0044.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo