Variedades

11/08/2017 15:20 GAZETA DIGITAL

Exposição sobre Santos-Dumont é aberta ao público no Palácio da Instrução

Muito além do “pai da aviação”, o brasileiro Santos-Dumont foi também um esportista, designer, empreendedor e ditou tendência no modo de vestir e usar o chapéu, sua marca registrada. A história desse brasileiro ímpar – e a contribuição para uma das maiores invenções do mundo moderno – é contada por meio de objetos, fotos, vídeos, cartas e outros documentos na exposição Santos-Dumont - Coleção Brasiliana Itaú, que está em cartaz no Palácio da Instrução, em Cuiabá, até o dia 1º de outubro.

A mostra, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a Fundação Itaú Cultural, tem entrada gratuita e foi aberta na noite de quarta-feira (09.08). Ao entrar, o visitante é convidado a fazer o check-in em um totem e ganha um bilhete impresso que pode guardar como lembrança. A partir daí, ele percorre as diversas salas do prédio centenário, localizado no centro histórico da Capital, em uma viagem pelo universo de Alberto Santos-Dumont.

Do livro que inspirou o brasileiro a ouvir a vocação de inventor às invenções mais criativas, como um lançador de boias, cujo objetivo era salvar possíveis vítimas de afogamento, é possível entrar em contato com as muitas facetas deste homem que deixou o seu nome na história mundial.

Os objetos expostos – cartas, documentos, réplicas, fotografias, objetos pessoais – fazem parte de um acervo de aproximadamente 15 mil itens da Fundação Itaú e cerca de 600 peças foram selecionadas pela curadora Luciana Garbin. A mostra foi inaugurada em São Paulo no ano passado por ocasião dos 110 anos do primeiro voo do aeroplano 14 Bis, a mais famosa criação dele. Mas é outro avião, no entanto, que ganha destaque na mostra. Uma réplica em tamanho real da aeronave Demoiselle foi montada em uma das salas do Palácio da Instrução.

“Tivemos uma preocupação em mostrar os objetos de uma maneira interativa, para que as pessoas possam se sentir remexendo na história de Santos-Dumont e conheçam não apenas a celebridade que ganhou o mundo com suas conquistas, mas o Santos-Dumont humano, o homem comum”, explicou a curadora. “É possível se deparar com as contas, documentos pessoais, fotos de família e até mesmo ouvir a música feita em homenagem a ele, abrir gavetas, ler documentos... a ideia é aproximar o público dessa figura histórica, um brasileiro à frente do seu tempo que conseguiu alçar o nome do Brasil pela ciência numa época em que o país era conhecido apenas por sua produção agrícola”, complementou.

Cuiabá é a primeira cidade a receber a itinerância dessa exposição, o que reforça uma bem sucedida parceria da SEC com a Fundação Itaú Cultural. “O secretário Leandro Carvalho tem um papel muito importante na construção dessa ponte cultural entre Mato Grosso e São Paulo e, por isso, estamos muito felizes em começar essa itinerância por Cuiabá”, disse o presidente da Fundação, Eduardo Saron.

Para o secretário Leandro Carvalho, essa versão multifacetada de uma personalidade tão importante como Santos-Dumont à disposição do público, de maneira gratuita, é uma oportunidade única de ampliar o conhecimento de maneira lúdica e divertida. “É uma exposição de fácil acesso que interessa a crianças, adultos e pessoas de todas as idades que, por sua vez, serão recebidas por mediadores, estudantes da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) que se prepararam para acolher os visitantes e guiá-los nessa viagem pelo universo do aviador”.

Serviço

Mostra Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú com exibição em tamanho natural da aeronave Demoiselle
De 10 de agosto a 1º de outubro
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h
Piso 2
Indicada para todas as idades
Entrada gratuita
Agendamento escolar: (65) 3613-9240
Palácio da Instrução - Rua Antonio Maria, 151, Bairro Centro Norte, Cuiabá (MT)
Mais informações: (65) 3613-0232 / imprensa@cultura.mt.gov.br 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo