03 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 09:35 - A | A

Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 09h:35 - A | A

FERIADO SANTO

Semana da Páscoa gera oportunidade de negócios e sustenta milhares de lares

Uma data comemorada anualmente no primeiro domingo, após a primeira lua cheia da primavera, traz o sentimento de amor, compaixão e solidariedade

Ana Carolina | Redação

Um período tão importante é comemorado de diversas maneiras entre os religiosos. O exemplo que podemos citar a forma que os protestantes celebram, de uma maneira diferente dos católicos. Enquanto os católicos acreditam ser pecado comer carne na Quaresma, para os protestantes, isso não existe. Os dias mais importantes para eles são a Sexta Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

Mas afinal, o que é a quaresma e qual o significado?

A palavra Quaresma vem do termo latim Quadragésima e significa “quarenta dias”. Essa junção do termo com os quarenta dias está presente em outros idiomas, sendo espanhol, italiano, francês.

Segundos os dados do site Brasil Escola, a Quaresma é  operíodo de jejum e preparação que antecede a pascoa, fazendo com que os fiéis, relembrem os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. Sendo um momento de reflexão sobre a vida eoraçãoparaosqueprecisam.

A tradição dos católicos é realizar penitencias jejuns e realizando obras de caridade. O objetivo da realização dessas obras é parte de um esforço para que o fiel amplie sua devoção a Deus e se arrependa dos seus pecados.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Antigamente a Quaresma durava apenas 40 dias e começava na Quarta-Feira de Cinzas e encerrava no Domingo de Ramos, sendo uma semana antes da pascoa. Mas desde Paulo VI a quaresma passou há durar 44 dias.

Entretanto, acontecimentos, a prática religiosa surgiu no século IV d.C., precisamente no ano de 325, após o ocorrido do primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio foi um encontro de bispos com o foco de debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.

Segundo a Bíblia, ao que parece Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Aos doze anos foram levados pela primeira vez pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, perante as narrativas de algumas das histórias do Novo Testamento da Bíblia.

A participação mais famosa e relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus com os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

Diante de toda essa fé e ação que move o mundo, aqui no Brasil, existe um grande número de cristãos evangélicos, que não observa a Quaresma como uma data exclusiva de boas ações. Seguindo a tradição evangélica é de que práticas como jejuns e orações não devem ser resumidas apenas aos 40 dias que antecedem a Páscoa e sim durante o ano todo. Pois, é um sinal de fé e agradecimento a Jesus Cristo.

Mas afinal, como a pascoa pode movimentar a economia e gerar oportunidades?

Segundos os dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o período de pascoa pode registrar um aumento de 2% no comércio, trazendo oportunidades de novos empregos e incentivando o empreendedorismo.

No ano de 2023, a pascoa foi celebrada em abril, o que resultou em mais dias para os consumidores realizarem encomendas e compras. Com base nas pesquisas feitas pelo Impostômetro, os impostos consomem quase 40% do produto, correspondendoa 39,61%de impostos.

O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) realizou um levantamento de dados no começo de março e foi destacado que a Páscoa segue sendo uma das datas mais importantes do calendário para o comércio. Pois, com a sua movimentação econômica, o estado de Mato grosso arrecada cerca de R$ 292 milhões nesse ano de 2024.

A entrevista foi realizada por 501 pessoas em 32 municípios do estado, a fim de compreender o comportamento de consumo dos mato-grossenses para a data. Na pesquisa consta que 37% da população mato-grossense afirma que irão comprar produtos alusivos ao período, sendo que 58% compraram ovos de pascoa industrializados e 25% ovos artesanais.

Para essa pascoa de 2024, a média de gastos geral é de aproximadamente R$279,75, gerando um aumento de 39,33% em relação aos gastos do ano anterior.

O presidente da Fecomércio-MT,JoséWenceslau de Souza Júnior, reforça a importância da data para o comércio mato-grossense.“A Páscoa é uma das datas de grande importância no calendário do comércio e o cenário de consumo em 2024 se mostra positivo na medida em que há uma maior diversificação nos produtos a serem comprados, assim como a média de gastos se mostra superior ao ano passado”, explica Wenceslau Júnior.

E é com base nessa movimentação toda, que surge os pequenos negócios e grandes empresas de confeitaria. Aqui no estado de Mato grosso, existe cerca de 700 estabelecimentosde confeitaria e desses, 597 são de microempresa. A maioria segue lotada e possuindo altos índices de vendas.

Seguindo os dados da FIEMT, uma pesquisa realizada no ano de 2023, mostra que o setor de panificação movimenta 31 milhões, gerando mais de 4mil empregos diretos. E é nesse movimento, que nasce a história da Bethânia Cristiane e a sua maiorfonte de renda atualmente.

Há exatamente 10 anos, atrás, durante um momento de tédio e curiosidade, Bethânia Cristiane de Aquino decidiu experimentar a arte de fazer doces. Com o foco em alimentar e distrair os pequenos filhos, Cristiane decidiu fazer trufas e bombons.

Reprodução

3cf1e07b-2db6-4538-9b43-43d8f7418f19.jpg

 

No começo, não havia interesse financeiro e muito menos pensava em abrir o seu negócio, mas com o passar do tempo e aprendizado, Cristiane encontrou a sua paixão na gastronomia, especificamente na confeitaria. Os doces começaram a fazer sucesso na família e através de um pedido, decidiu começar a vender.

Seus primeiros produtos foram trufas, bombons, barra de chocolate e pão de mel. Devido à experiência e ânimopara aprender, Bethânia decidiu fazer ovos de pascoa e inovar o seu cardápio.

As vendas foram tão boas e de sucesso, que nunca mais sentiu vontade de parar e sempre em busca de novidades.

Sendo mãe, solo e com 3 filhos, o sustento da sua casa vem através das vendas dos doces. Proporcionando uma vida de qualidade aos pequenos e sua mãe, que reside na mesma casa.

“Tem mês que tiro uma grana boa, mas tem meses que é mais fraco. Sendo uma área que oscila muito e depende muito de datas festivas”, disse Cristiane durante a entrevista.

Nessa época de pascoa, os produtos que mais saem são barra de chocolate recheadas, trufas e ovos de colher. Durante o resto do ano, as vendas voltam para cento de doces, bolos, sobremesas e entre outros.

Aos 39 anos e com o sonho de realizar a especialização na gastronomia, Bethânia relata que possuem planos e deseja ampliar o local e ter uma vitrine de amostra para os clientes. Proporcionando a experiência da pronta-entrega.

“Quero e pretendo ter um espaço separado de casa, para ter mais conforto e tranquilidade. Acredito que a demanda cresceria mais, por chamar atenção. E um dos meus planos é cadastrar a empresa no MEI e migrar para o IFOOD”, relata durante a entrevista.

Com as consequências da pandemia, Cristiane relata que as vendas caíram no ano de 2020 e ficou dificultoso, após ter o seu 3° filho. Que com as limitações, não conseguia atender todas as demandas e dependia dos familiares para realizar compras básicas dos produtos. Já no ano de 2021, as vendas da pascoa aumentaram, dando uma animada e esperanças na família. Já que o seu maior sustento viria das encomendas.

O diferencial que faz com que os clientes se fidelizem, é a qualidade dos produtos e a dedicação na entrega.

Mesmo não tendo carro e sendo uma dificuldade para realizar entregas, Cristiane arruma um jeito de levar pessoalmente o produto, garantindo o selo de qualidade e a certeza de que chegará a perfeito estado.

A sua receita conta com produtos frescos e caseiros, aderindo uma técnica de usar chocolate meio amargo, para ter um doce equilibrado. Por usar técnicas especificas, os clientes elogiam e mantêm a constância de pedidos no decorrer do ano.

O conselho que a confeiteira nos traz, é que chocolate puro não estraga e que ao colocar recheios caseiros, ele tem um prazo de 7 dias para ser consumido. Caso contrário, correra o risco de ficar açucarado.

Por conta da indicação dos clientes, todo ano, na época de pascoa, Bethânia atende diversas escolas da capital cuiabana, garantindo uma alta lucratividade.

E claro que a nossa equipe não poderia deixar de perguntar se existe uma novidade em fase de teste, nesse ano de 2024 e claro que temos: o famosos ovos de colher com pudim e os ovolitos, que são mini-ovos em formato de pirulito. A opção pode serrecheada ou tradicional.

Para os clientes que não conseguiram realizar pedidos antecipadamente, os produtos estarão disponíveis a pronta entrega no domingo de pascoa. Em todos os anos, o sabor ninho tradicional, segue sendo recorde de vendas!

No período festivo de final de ano, as vendas são voltadas mais para sobremesas e docinhos, por conta da praticidade.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image