03 de Julho de 2024

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GERAL Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 15:52 - A | A

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"RUMO À EFICIÊNCIA"

Seplag realiza workshop itinerante para capacitação de servidores estaduais

Somente neste mês serão realizadas 16 capacitações; cinco delas já ocorreram e as 11 outras estão previstas acontecer entre os dias 13 a 27/06

Redação

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu mais uma edição do Workshop itinerante "Rumo à Eficiência", nesta quinta-feira (13), no auditório da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT).

Participaram do treinamento, coordenado pela Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Companhia Mato-grossense de Gás (MTGas), MT Participações e Projetos S.A (MTPar), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e MT Previdência (MTPrev).

A capacitação tem como objetivo atualizar os servidores sobre inovações nos processos internos das organizações da administração pública estadual. O ciclo de treinamentos, que começou com a equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), pretende alcançar todas as instituições, unidades e órgãos governamentais.

O público-alvo são servidores das áreas de finanças, orçamento, contabilidade, apoio logístico e administrativo, além dos responsáveis pela ordenação de despesas.

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O secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, afirmou que o workshop faz parte das estratégias para otimização dos serviços internos da administração pública, como fornecimento de água, eletricidade e telefonia. Junto a esses, estão também as atividades relacionadas ao transporte, à manutenção de frotas, à aquisição de passagens e ao pagamento de diárias.

"A Seplag é um órgão estratégico e isso faz com que o nosso papel na gestão governamental seja elaborar ações, desenvolver mecanismos e criar instrumentos que garantam a eficácia da máquina pública", afirma o secretário. Ele cita como exemplo de inovação e eficiência os sistemas de Concessão de Adiantamento (SICAD) e de Gestão de Viagens (SIGEV).

Segundo ele, tão importante quanto desenvolver tecnologias é qualificar pessoas para que façam a utilização adequada desses recursos. “O processo de desenvolvimento e implantação de novas tecnologias precisa ser acompanhado do aperfeiçoamento das habilidades dos servidores. É nosso papel desenvolver ferramentas e, ao mesmo tempo, capacitar pessoal para o uso”, complementa o titular.

SICAD

O SICAD é uma ferramenta tecnológica oficial e essencial para a gestão da concessão e prestação de contas de adiantamentos de recursos. Desenvolvido pelas equipes das secretarias adjuntas de Patrimônio e Serviços e de Administração Sistêmica, ligadas à Seplag, o sistema é fundamental para a eficiência e transparência no gerenciamento desses recursos.

Ele foi implementado na rotina dos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

A gerente de transportes e serviços da MTI, Marcela Oliveira, participou da capacitação e explicou que as orientações sobre o SICAD são úteis no dia a dia operacional. "O SICAD trouxe simplificação, rapidez e transparência para lidar com situações emergenciais, antes o processo de adiantamento, por exemplo, era muito demorado", destaca Marcela, ressaltando que o sistema é usado para solicitar e realizar a prestação de contas com transparência.

SIGEV

O Sistema de Gestão de Viagens (SIGEV) é usado exclusivamente para conceder diárias a servidores civis, militares, empregados públicos e outros colaboradores da Administração Direta e Indireta do Estado de Mato Grosso quando se ausentam da sede por razões de serviço, seja no território nacional ou internacional, de forma eventual ou transitória.

O coordenador de transporte da Casa Civil, Paulo Muniz, também participou do evento e destacou que o treinamento coincidiu com a integração de novos membros na equipe e serviu para atualizar as instruções operacionais.

"A parte gerencial, incluindo frota e combustíveis, assim como a solicitação de diárias, foi abordada. Atualmente, é possível solicitar o pagamento de diárias e, em pouco tempo, o valor está disponível para o servidor. Isso traz agilidade e segurança para o setor," afirma Muniz.

Patrimônio e Serviços

Os treinamentos, coordenados pela Superintendência de Gestão de Serviços, iniciaram em maio, permanecem em junho e a previsão é que eles sejam concluídos em julho.

Segundo a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano, o contato para o agendamento com os órgãos e entidades demandantes acontecem gradativamente por meio de ofícios e e-mails. “Os órgãos, unidades e instituições interessados em solicitar essa capacitação, podem entrar em contato conosco pelo telefone (65) 3613-3776 ou pelo e-mail da Superintendência de Gestão de Serviços: [email protected]”, destaca a adjunta.

Somente nesta semana participaram do WorkShop Rumo à Eficiência: serviços e transportes em foco, servidores das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), de Comunicação, de Infraestrutura, de Educação, da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), da Controladoria Geral do Estado (CGE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar (MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).


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