03 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 07 de Junho de 2024, 15:23 - A | A

Sexta-feira, 07 de Junho de 2024, 15h:23 - A | A

MELHORAR RESULTADOS

TCE-MT traça diagnóstico da alfabetização no estado

Redação

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai fiscalizar as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em todo o estado. Sob relatoria do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), conselheiro Antonio Joaquim, o levantamento trará um diagnóstico sobre a implementação e os resultados do programa.

Instituído em 2023, o CNCA é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com estados e municípios. Seu objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

Dessa forma, o levantamento do TCE-MT vai analisar o cumprimento das medidas dispostas no Decreto Federal n° 11.556/2023, que regulamenta o CNCA, resultando também no mapeamento de eventuais riscos associados à sua execução.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A adesão ao Compromisso implica a responsabilidade de melhorar os resultados de alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre estudantes. Assim, a fiscalização também tem em vista elementos referentes às perspectivas intersetoriais, intergovernamentais e extragovernamentais.

Para tanto, a próxima etapa do trabalho, realizado pelos auditores de controle externo Volmar Bucco Junior e Camila Goulart Carvalho Simões, inclui o envio de questionário aos gestores. 

Vale destacar que a fiscalização está sendo realizada de forma coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com outros 24 tribunais de contas brasileiros. Além disso, o trabalho considera a adesão do TCE-MT à Ação Unificada Nacional da Educação, coordenada pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image