26 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 10:27 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 10h:27 - A | A

DEMANDA DOS MORADORES

Câmara aprova projeto de Ranalli para ampliar diagnóstico tardio do autismo em Cuiabá

Redação

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou um projeto de lei que institui, no âmbito do município, a campanha Autismo Tardio, com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesmo em fases mais avançadas da vida. A iniciativa é de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL) e segue agora para sanção do prefeito Abílio Brunini (PL).

"É uma demanda que recebemos no nosso gabinete de um de nossos apoiadores que nos visitou e relatou sobre a dificuldade que ele teve para seu diagnóstico. Ele nos relatou que é comum que pessoas adultas recebam outros diagnósticos frente aos sintomas, então propomos o projeto e vamos buscar fortalecer a campanha na cidade", explicou o parlamentar, que também é policial federal.

De acordo com o texto aprovado, a campanha será realizada anualmente na primeira semana de abril, coincidindo com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre os sinais do TEA em adultos, combater a desinformação e reduzir o estigma social que ainda envolve o transtorno.

A campanha Autismo Tardio também passará a integrar o Calendário Oficial do Município de Cuiabá, consolidando-se como uma política pública de promoção à saúde mental e inclusão.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image