03 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 11:13 - A | A

Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 11h:13 - A | A

SANCIONADA EM 2020

Juca do Guaraná é autor da lei que garante atendimento prioritário aos autistas em Cuiabá

Graças à lei, hoje as placas de atendimento preferencial na capital possuem o ícone do laço colorido, feito de peças de quebra-cabeça, símbolo do TEA

Redação

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) é um dos pioneiros na luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cuiabá. Ele é o autor da Lei Nº 6.509/2020, que garante atendimento preferencial a autistas em estacionamentos e estabelecimentos públicos e privados na capital. Graças a essa lei, hoje as placas de atendimento preferencial em Cuiabá exibem o ícone do laço colorido, símbolo do TEA. A lei foi apresentada por Juca durante seu mandato como vereador e sancionada em 2020.

"Tenho a honra de ser um dos pioneiros na luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em nossa cidade. A aprovação dessa lei foi um passo importante para garantir que as pessoas com TEA tenham seu direito ao atendimento preferencial respeitado, tanto em estacionamentos quanto em estabelecimentos públicos e privados. O respeito à diversidade e à inclusão deve ser uma prioridade para todos, e com essa lei, damos mais um avanço na construção de uma Cuiabá mais justa e acolhedora para todos," declarou o deputado.

O símbolo é obrigatório em placas usadas em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas, empresas privadas e órgãos públicos. O objetivo de Juca ao propor essa lei foi despertar a conscientização da população sobre a realidade do TEA, assegurando aos autistas o respeito e tratamento adequado, além de garantir-lhes o direito de integrar as filas preferenciais.

"A luta pelas pessoas com autismo é uma causa que sempre tive muito carinho e empenho. Essa lei é uma conquista que facilita a vida das famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista, assegurando que tenham atendimento preferencial em locais públicos e privados. Isso vai além de uma medida de comodidade; é uma questão de respeito, dignidade e inclusão. Me orgulho de estar ao lado dessas famílias, buscando sempre mais direitos e oportunidades para que todos tenham uma vida plena e com igualdade de acesso," concluiu Juca.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image