03 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 28 de Março de 2023, 09:45 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2023, 09h:45 - A | A

CREA-MT

Uso de novas tecnologias na fiscalização é tema do 7º Enafisc

Redação

O gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Jakson Paulo da Conceição participou do Encontro Nacional de Fiscalização (7° Enafisc), no Confea em Brasília, nos dias 21 e 22 de março.  O encontro reuniu gerente de fiscalização de Creas de todo país. “Foi de suma importância para que tivéssemos alguns aprendizados sobre a utilização de tecnologias para seleção e objetivo de fiscalização.  Uma das palestras foi ministrada pelo Tribunal de Contas da União. Na oportunidade foi mostrado várias situações onde poderíamos estar usando a inteligência artificial para ajudar na fiscalização, assim desenvolvendo ações fiscais inteligentes e de uma forma assertiva”, disse o gerente de fiscalização do Crea-MT.

Ainda segundo Jakson, na oportunidade foi debatido a possibilidade de fazer “convênios nacionais” para atender todos os regionais.   No encontro teve também apresentação de boas práticas de fiscalização por gerentes de fiscalização dos CREAS’s PI e TO.  Durante a troca de experiências, o gerente do setor do Crea-PI falou doas práticas da fiscalização do Sistema Confea/Crea, apresentando diversas ferramentas utilizadas para facilitar os trabalhos das ações. Já o Crea-TO destacou a tecnologia de inteligência artificial para cruzamento de dados.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI). 

“Ao tomar conhecimento dessas ferramentas sugeri que focássemos mais nas boas práticas de fiscalização existentes nos regionais, de forma a padronizar as ações fiscais em todo território nacional, e assim melhorar e aperfeiçoar as ferramentas já existentes dando uma padronização aos Creas.  Ao final foi discutido sobre a decisão normativa 111 e resoluções 1.134/ 1. 135”, disse o representante do Crea-MT.

Ao explanar sobre a importância da participação do Crea-MT em eventos como esse, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego destacou”: O nosso Regional vem acompanhando o crescimento tecnológico de todos os regionais, propondo capacitação da equipe de fiscalização, tanto que nossa missão é assegurar a sociedade contra a atuação de leigos”, disse Juares.

Durante o evento o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit ressaltou que a “sociedade” foram alguns dos objetivos do Encontro, citados pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit. “Lembrando que a fiscalização é a atividade finalística do Sistema, Evânio destacou o contato direto com especialistas do Confea como uma das conquistas possibilitadas pelo evento.  Promoveremos a troca de informações sobre informativos, a nossa base legal, a troca de conhecimentos e de recursos”, disse, ressaltando o papel das resoluções 1.134/2021 e 1.135/22, que “preveem a transferência de recursos aos Creas para o fortalecimento das ações de fiscalização”, disse ele.

Ainda segundo o vice-presidente do Confea, os princípios da fiscalização profissional definem que o Sistema busca educar a sociedade. “Esse fórum tem o objetivo de apresentar a fiscalização em benefício da sociedade. Garantindo o exercício legal das profissões do Sistema, buscamos capacitar e dialogar com as fiscalizações sobre a produção e a eficiência das análises técnicas que vão chegar aos plenários dos Creas. Assim, o Enafisc avançará no aprimoramento da fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema”, afirmou.

“O trabalho de vocês é apreciado em última instância nesse plenário. O Enafisc este ano está voltado para o uso de novas tecnologias nas rotinas de fiscalização. Espero que a gente possa ver essas práticas como oportunidades para inserir em nossos procedimentos de fiscalização e também de revisão de alguns normativos, principalmente, a DN 111/2017, que trata de acobertamento profissional. É uma ótima oportunidade de ouvi-los, tendo em vista que é um normativo que atinge o operacional do Crea, setor de fiscalização e câmara especializada. E também serão tratados os indicadores e metas de fiscalização”, comentou o gerente de Coordenação da Fiscalização, eng. mec. Igor Fernandes.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image