29 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ESPORTE Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 11:44 - A | A

Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 11h:44 - A | A

FUTURO PROMISSOR

Programa Revelar Talentos completa um ano com aproximadamente 800 jovens atendidos em todo o Brasil

Redação

Criado para transformar o sonho de jovens atletas em realidade, o programa Revelar Talentos comemora, nesta quinta-feira (24), seu primeiro aniversário. Desde abril de 2024, a iniciativa do Ministério do Esporte já atendeu cerca de 800 jovens em 34 núcleos espalhados por 15 estados brasileiros, oferecendo suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de futuros campeões.

Voltado ao esporte de alto rendimento, o Revelar Talentos tem como objetivo identificar e preparar jovens promessas do esporte nacional, com foco especial em atletas de até 21 anos. O programa também apoia treinadores, técnicos, equipes multidisciplinares, pesquisadores e gestores. Cada núcleo recebe um aporte de R$ 600 mil para subsidiar os treinamentos com equipamentos e toda a estrutura necessária para os atletas.

“Esses jovens estão recebendo apoio técnico e financeiro, com o objetivo de aprimorar habilidades e ganhar experiência competitiva. É um projeto que começou pequeno, mas que está alcançando uma amplitude muito grande em todo o país, funcionando como uma mola propulsora para as próximas gerações. O jovem terá o incentivo e, principalmente, o apoio do Ministério do Esporte”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.

“O aniversário do Revelar Talentos marca uma trajetória de consolidação de uma política pública estratégica para o desenvolvimento do esporte de base no Brasil. Ao investir na identificação e no desenvolvimento de jovens promessas em todo o país, o programa cumpre um papel fundamental na formação da próxima geração de atletas de alto rendimento. É uma iniciativa que alia planejamento e visão de futuro, contribuindo para a excelência esportiva nacional”, acredita a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

Parcerias de sucesso
Um dos exemplos de destaque é o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), que, em parceria com o Governo Federal, possibilitou a aquisição de equipamentos de alto nível, como a esteira HD Tread, um modelo curvo e autossuficiente, projetado para aprimorar a técnica e a precisão da corrida no alto rendimento. Somente nesse espaço funcionam quatro núcleos, nas modalidades de atletismo, boxe, taekwondo e rugby.

“Recebemos investimentos para a compra de novos equipamentos de treinamento para o centro: barras olímpicas, anilhas, colchão de salto em altura, blocos de partida, entre outros. Programas como esse são essenciais para garantir a continuidade, o crescimento e a excelência do esporte brasileiro”, destaca o supervisor de Avaliação e Treinamento no NAR-SP, Valter Ponsano.

Assim como o núcleo de SP, o Ministério do Esporte mantém parceria com outras 19 instituições esportivas, fortalecendo atletas de diversas modalidades, entre elas: badminton, atletismo, basquete, vôlei, judô, boxe, escalada esportiva, remo, natação, entre outras.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image